EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DOS MODELOS DE ENSINO

Authors

  • Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Júnior Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.152

Abstract

A educação pode se manifestar em diferentes modalidades de ensino, como a EAD, que está sendo ampliada entre as instituições educacionais e está vencendo barreiras impostas à educação. O crescimento acelerado da EAD faz com que diferentes modelos de ensino da modalidade surjam no cenário educacional. O presente artigo foi desenvolvido com base em pesquisa e revisão literária das obras clássicas e atuais que abordam o tema educação a distância em sua ampla dimensão, tendo como foco de estudo os modelos de ensino em EAD, onde foram investigadas suas características como as formas de interação. A pesquisa teve um caráter teórico, exploratório e social, pois buscou informações sobre uma modalidade de educação específica. Está pesquisa não se esgota aqui, pois os modelos tendem a se transformar, a se adequar as futuras tecnologias, o que implicará no surgimento de novos modelos de ensino.

Palavras-chave: Educação a Distância. Modelos de Ensino. Formas de Interação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Júnior, Universidade Federal Fluminense

Formado em licenciatura plena em Educação Fí­sica (UNISUAM), especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM) e em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (UFF), pós-graduando em Educação Fí­sica Escolar (UFF) e Educação Tecnológica (CEFET). Atua como professor de Educação Fí­sica estatutário nos municí­pios de São Gonçalo e Belford Roxo, professor residente do Colégio Pedro II, professor e coordenador das atividades fí­sicas, culturais e artí­sticas da escola Razão de Ser, tutor presencial das disciplinas Corpo e Movimento na Educação, Avaliação e Educação, Currí­culo e Didática do curso de licenciatura em pedagogia no consórcio CEDERJ, integrante dos grupos de pesquisas sobre currí­culo, formação de professores e concepções pedagógicas da Educação Fí­sica (UFF), além de realizar pesquisas independentes sobre dificuldades no processo ensino aprendizagem e as causas da evasão nos cursos em EAD.

Published

2013-06-28

How to Cite

Paiva de Carvalho Júnior, A. F. (2013). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DOS MODELOS DE ENSINO. EaD Em Foco, 3(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.152

Issue

Section

Original Articles