A Teoria Educacional de Ausubel e a Interação Docente-Discente Sob o Olhar Vigotskiano Durante uma Pandemia: uma Breve Reflexão

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1510

Resumo

O tema deste artigo surge em meio às dificuldades enfrentadas durante a pandemia do coronavírus, destacando a necessidade de prosseguir o conteúdo didático sem o uso de salas de aula físicas. Inicialmente, a rápida inclusão das tecnologias digitais de informação comunicação, como forma de contornar os impactos do isolamento social no ensino, é discutida pontuando cuidados e estratégias fundamentais que docentes precisam ter em mente. A partir disto, é feita uma reflexão pautada na teoria Ausubeliana, onde os cuidados com a significação dos conceitos e os conhecimentos prévios do estudante são fundamentais. Ainda, pontos pertinentes acerca da nova interação docente-discente são brevemente discutidos com base nas ideias de Vigotski. Conclui-se deste levantamento que a profissão docente está sujeita a desafios inimagináveis, como a necessidade de se reinventar rapidamente. Ainda, as teorias e pensamentos de Ausubel e Vigotski se demonstram imunes às intempéries temporais, sendo úteis para traçar planejamentos iniciais e de longo prazo em meio a uma pandemia.

Palavras-chave: COVID-19. SARS-CoV-2. Ensino. Tecnologia digital de informação e comunicação.

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Publicado

26-08-2021

Como Citar

Lessa, R. C. da S. (2021). A Teoria Educacional de Ausubel e a Interação Docente-Discente Sob o Olhar Vigotskiano Durante uma Pandemia: uma Breve Reflexão. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1510

Edição

Seção

Artigos Originais