A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • José Ailton Forte Feitosa Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Ivoneide Pinheiro de Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.144

Resumo

O presente estudo investigou as interações ocorridas em duas disciplinas (Física Introdutória I e II), ministradas na modalidade semipresencial, ligadas ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A metodologia utilizada consistiu no primeiro momento em analisar dois registros de sessões de Chat, com o intuito de identificar padrões de recorrência comuns; outra parte da metodologia consistiu em aplicar um questionário com oito questões a 135 alunos matriculados nas referidas disciplinas em doze polos do curso de Licenciatura em Química, ofertado pela parceria UFC /UAB. A pesquisa teve como finalidade investigar a concepção destes alunos a respeito da utilização do Chat no esclarecimento de dúvidas de listas de exercícios de Física. O ambiente de aprendizagem a distância utilizado foi o Solar. Os resultados apontam que apesar das limitações da ferramenta Chat, a sua utilização foi importante para o esclarecimento das dúvidas e o aumento da interação entre professor/tutor - aluno e alunos-alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ailton Forte Feitosa, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor conteudista do curso de Matemática semipresencial do programa UAB/UFC. Professor/pesquisador nas áreas de tecnologias digitais para educação, informática educativa, educação à distância. Coordenador de disciplina do programa UAB/UFC de Matemática.

Ivoneide Pinheiro de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do grupo de Pesquisa Matemática e Ensino. Professora de matemática do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC). Coordenadora do subprojeto de Matemática do PIBID da UECE.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Professor efetivo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e consultor da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) com formação em Telecomunicações (IFCE), graduação em Fí­sica (UFC), Mestrado em Ciência da Computação (UFC) e Doutorando em Engenharia de Teleinformática (UFC). Atua nas áreas de desenvolvimento e pesquisa em computação aplicada, desenvolvimento de tecnologias digitais para a educação, informática educativa, educação a distância e recursos tecnológicos para o ensino on-line. Trabalha também com modelagem computacional de dados, algoritmos e técnicas de análise multivariada, multilinear e decomposições tensoriais aplicadas em dados de avaliação educacional. É membro da IEEE - Electrical and Electronics Engineers, Inc. com trabalhos desenvolvidos na IEEE Education Society.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

28-06-2013

Como Citar

Feitosa, J. A. F., de Lima, I. P., & Vasconcelos, F. H. L. (2013). A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÍSICA. EaD Em Foco, 3(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.144

Edição

Seção

Estudos de Caso