A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.144Abstract
O presente estudo investigou as interações ocorridas em duas disciplinas (Física Introdutória I e II), ministradas na modalidade semipresencial, ligadas ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A metodologia utilizada consistiu no primeiro momento em analisar dois registros de sessões de Chat, com o intuito de identificar padrões de recorrência comuns; outra parte da metodologia consistiu em aplicar um questionário com oito questões a 135 alunos matriculados nas referidas disciplinas em doze polos do curso de Licenciatura em Química, ofertado pela parceria UFC /UAB. A pesquisa teve como finalidade investigar a concepção destes alunos a respeito da utilização do Chat no esclarecimento de dúvidas de listas de exercícios de Física. O ambiente de aprendizagem a distância utilizado foi o Solar. Os resultados apontam que apesar das limitações da ferramenta Chat, a sua utilização foi importante para o esclarecimento das dúvidas e o aumento da interação entre professor/tutor - aluno e alunos-alunos.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All articles published in Revista EaD em Foco receive the license
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
All subsequent publications, complete or partial, must be made with the acknowledgment, in citations, of the Revista EaD em Foco as the original editor of the article.