Teacher-Student Relationship: Pedagogical Interactions in Digital Environments in Elementary Education in Time of Pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1397

Abstract

In this article, we make a presentation about the path chosen by the São Paulo State Department of Education to carry out school activities in basic education between the months of April and December 2020, using an application and a printed book sent to the student, considering the context of quarantine and social isolation of the city of São Paulo adopted in the period. We have three objectives, namely: (i) to describe the interaction tools adopted by the municipality as a way of training students and teacher-student interaction; (ii) verify whether, in addition to the issue of educational interaction, other measures were instituted with the purpose of assisting families; and (iii) discuss the strategies adopted by the municipality in order to assist students and their families. The methodology used is the documentary research (GIL, 2002). The results achieved confirm that strategies were adopted using a digital platform and sending books to students by the municipal education department. However, it is necessary to think about alternative paths for students and teachers who do not have access to digital technology or live in areas where the book has not been delivered, so that it is possible for teacher-student interaction to mitigate inequalities in access to the education. Thus, we show that digital teaching-learning strategies adopted in basic education, whether in moments of social isolation or in person attendance, must take into account the different social realities for it to be effective.

Keywords: Basic education. Digital interaction. Social isolation.

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Author Biographies

Patricia Margarida Coelho, Universidade Santo Amaro / Universidade Metodista de São Paulo

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) (1995) e em Pedagogia (2016). É psicanalista formada pela escola "Diálogos Abertos". Possui (i) Especialização em Didática da Lí­ngua Portuguesa no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1997), (ii) especialização em Neuropsicopedagogia (2019) e (iii) especialização em Educação Inclusiva (2020) ambas pela Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (FAUESP). É Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) e Mestra em Psicanálise pela Escola "Diálogos Abertos" (Curso Livre NÚMERO 9394/96 E 87, Inciso III, Decreto número 5.154/04, Parecer Número 64/2004) (2014). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (2010). Possui Pós-Doutorado pelo (i) Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP com bolsa FAPESP, (ii) Pós-Doutora em Comunicação Digital pela Universidade de Murcia, (iii) Pós-Doutorado em Comunicação Digital pela Universitat Autonoma de Barcelona, (iv) Pós-Doutorado no Programa de Educação e Currí­culo e (v) Atualmente faz Pós-doutorado em Comunicação e Consumo na Universidade de Sevilha. Atuou como professora visitante na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona - Espanha e na Universitat de VIC/Espanha de 2012 até 2014. Atualmente é coordenadora e professora permanente no Programa de Mestrado em Ciências Humanas (UNISA desde 2020 - 40 horas semais) e professora permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP desde 2018 - 20 horas semais). Foi professora permanente (20 horas) no Programa de Mestrado em Educação, Subjetividade e Psicanálise na Universidade Ibirapuera (UNIB de 2019-2020). Foi professora titular no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Santo Amaro (UNISA) e coordenadora da Relações Internacionais da mesma Instituição (2016 - 2018) e Professora colaboradora no Curso de Mestrado Profissional em "Educação e Novas Tecnologias" da UNINTER desde 2016-2017. Professora Visitante Permanente na Universidade de Santander - Colômbia e no Programa de Pós-Graduação na Universidade de Guadalajarra. Membro da Academia Contemporânea de Letras cadeira número 28 cujo o patrono é Monteiro Lobato. Atualmente possui Projeto de Pesquisa intitulado "Formação de Professores e Tecnologias digitais aplicada a Educação" financiado pela Fapesp. É coordenadora dos Cursos de Lato Sensu na Universidade Metodista de São Paulo: Educação Especial e Inclusiva e Gestão em Educação: Direção e Coordenação.Foi aprovada em 2009 no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no ano de 2010 foi aprovada no Concurso para professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, conforme edital nº 092/2009 para a área de publicidade e propaganda.oi aprovada em 2009 na Prova Escrita e na Prova Didática, no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para a Disciplina de "Semiótica Aplicada a Linguagem Publicitária" e no ano de 2010. Tem experiência na área de Comunicação, Mí­dias Digitais e Tecnologias, Educomunicação e Linguí­stica, com ênfase em Semiótica Francesa. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1662-1173

Suzana Cristina Andrade Moura, Universidade Metodista de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2015), possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Paulista (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas. Atualmente é técnica em assuntos educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, atuante na Pró-Reitoria de Pesquisa com atuação na diretoria de pós graduação. Tem experiência na área de Educação, com atuação em gerência educacional e coordenação. Além disso atua como docente de Lí­ngua Portuguesa na Educação Básica - Ensino Fundamental II e Médio na Prefeitura de São Paulo.

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Published

2021-08-13

How to Cite

Coelho, P. M., & Moura, S. C. A. (2021). Teacher-Student Relationship: Pedagogical Interactions in Digital Environments in Elementary Education in Time of Pandemic. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1397

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