Webconferência: O que Dizem um Grupo de Alunos do Ensino Superior à Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.1038

Resumo

O número de estudantes ingressantes no Ensino Superior a distância é crescente nos últimos anos. A educação a distância (EaD) tem sido reconhecida como uma alternativa viável e significativa de formação profissional por todo o território brasileiro. Com seu crescimento, novas tecnologias da informação e comunicação foram incorporadas. Uma dessas tecnologias é a webconferência ou videotutoria, ferramenta síncrona de comunicação multimodal e multimídia. O objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil dos estudantes que fazem uso das videotutorias e verificar suas percepções sobre a ferramenta. A metodologia utilizada nesse trabalho consistiu no levantamento de dados a partir de um questionário voltado para estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do consórcio CEDERJ. Ao todo, 207 estudantes responderam a esse instrumento de pesquisa de forma on-line, por meio do Google Forms. Os resultados indicaram que os estudantes acessam regularmente a plataforma de estudos e o fazem de suas casas. As videotutorias têm possibilitado mediação pedagógica aos estudantes que moram longe dos seus polos de apoio presencial. Os estudantes conferiram avaliações positivas as videotutorias, indicando altos níveis de compreensão e interesse nos conteúdos ministrados. Eles avaliaram positivamente os recursos utilizados pelos mediadores nesses espaços, como as figuras e linguagem, promovendo interatividade entre os usuários. A conexão não se tem mostrado um fator limitante para a maioria dos estudantes. Analisadas conjuntamente, as avaliações permitem indicar que as videotutorias representam um recurso fundamental para a promoção do processo de ensino e aprendizagem na EaD e podem ser progressivamente incorporadas a outras disciplinas ou cursos.

Palavras-chave: Ensino superior. Webconferência. Videotutoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauca Torres Aragon, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

 

 

Referências

ALMEIDA, C. DE M. E; MAGUELA, Z. V. Tecnologia interativa e mediação pedagógica: experiências com a videotutoria no consórcio CEDERJ. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. 2018

ARAGON, G. T.; SILVA, C. F. Desempenho de estudantes de diferentes municí­pios em uma disciplina do Ensino Superior í distância (CEDERJ). EaD em foco, v. 1, n. 1, 2010.

BIELSCHOWSKY, C. Consórcio Cederj: A História da Construção do Projeto. EaD em foco, v. 7, n. 2, 2017.

BRASIL. Censo da Educação Superior 2018: notas estatí­sticas. Ministério da Educação, 2019.

Brasil. Ministério da Educação. Portaria nº 2.117: dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. 2019.

CAMPOS, M. L. G.; MAGUELA, V. Z.; HORTA, C.; SALVADOR, D. F. A Webconferência como Ferramenta de Apoio í Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ – Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de Uso. EaD em foco, v. 5, n. 1, 2015.

GODOI, M. A.; OLIVEIRA, S. M. DA S. S. O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem. EaD em Foco, v. 6, n. 2, 2016.

KEAR, K.; CHETWYND, F.; WILLIAMS, J.; DONELAN, H. Web conferencing for synchronous online tutorials: Perspectives of tutors using a new medium. Computer & Education, v. 58, n. 3, p. 953–963, 2012.

MARTINS, N. H. DA S. P.; SALVADOR, D. F.; ROLANDO, L. G. R.; LUZ. M. R. M. P. Perfil de Uso das Ferramentas de Internet por Alunos de Licenciatura em Biologia na Modalidade Semipresencial. EaD em foco, v. 5, n. 1, 2015.

MENDONÇA, I. T. M.; GRUBER, C. Interação sí­ncrona na Educação a Distância a partir do olhar dos estudantes. Informática na Educação: teoria & prática, v. 22, n. 2, p. 159–174, 2019.

PEREIRA, E. G.; OLIVEIRA, L. R. TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0. X Colóquio Sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso Brasileiro de Currí­culo. 2012

ROSSE, C. G.; ARAGON, G. T.; ALBUQUERQUE, C. F. DA S.; ANDRADE, V. A.; ALVES-OLIVEIRA, M. F. Uma análise sobre a utilização de webconferência na Educação í Distância no Brasil. Conferencia de la Asociación Latinoamericana de Investigación en Educación en Ciencias. 2019

SALVADOR, D. F.; ROLANDO, L. G. R.; ALMEIDA, C. M.; MELLO, J. A. Mudança de cultura no uso de tecnologias educacionais: estudo de caso no modelo semipresencial do Cederj. EaD em foco, v. 5, n. 1, 2015.

SKYLAR, A. A. A Comparison of Asynchronous Online Text-Based Lectures and Synchronous Interactive Web Conferencing Lectures. Issues in Teacher Education, v. 18, n. 2, 2009.

SOUZA, S. S. DOS S.; CARVALHO, Â. M. R.; ARAGON, G. T. Ensino Superior a Distância: o alcance da oferta no Rio de Janeiro. Revista acadêmica MAGISTRO, v. 2, n. 16, 2017.

Downloads

Publicado

15-06-2020

Como Citar

Rosse, C. G. ., Aragon, G. T., & de Oliveira, M. de F. A. . (2020). Webconferência: O que Dizem um Grupo de Alunos do Ensino Superior à Distância. EaD Em Foco, 10(1), 13. https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.1038

Edição

Seção

Artigos Originais