Desafios para a Formação Técnica em Saúde na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.990Resumo
As escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) são referência no Brasil para a qualificação e formação de técnicos de nível médio em saúde para o sistema público. Esta pesquisa buscou analisar a percepção dos diretores dessas escolas sobre a educação a distância (EaD) na formação do pessoal de nível médio em saúde para o SUS. Foi dado enfoque aos desafios da formação técnica e à percepção do que seria uma concepção de formação técnica ideal nessa modalidade. Métodos: Foi realizado um estudo exploratório-descritivo com abordagem quanti-qualitativa, utilizando questionário eletrônico para coleta de dados. Resultados: Em relação aos desafios, foram levantados financiamento das instalações e aquisições de equipamentos, formação de equipe técnica capacitada e capacitação dos alunos para EaD. Constatou-se que a concepção e o perfil ideal para a formação técnica em EaD está diretamente relacionada à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, ou seja, formação do pessoal da saúde a partir da problematização do seu processo de trabalho, metodologias ativas, conhecimento para resolutividade do SUS (pragmatismo) e o princípio da integração ensino/serviço.
Palavras-chave: Educação a distância. Educação profissionalizante. Pessoal técnico de saúde. Sistema Único de Saúde.
Downloads
Referências
AMORIN, M.F. A importância do ensino í distância na educação profissional. Revista Aprendizagem em EAD. Ano 2012, v. 1, out. 2012.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo. Edições 70, 2011.
BELLONI, M.L. Educação a distância. 5.ed. São Paulo: Autores Associados, 2009. 115p.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Aberta do Brasil. Polos. 2010. Disponível em: <http://uab.capes.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=11>. Acesso em 6 dez. 2014.
_______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/ CEB nº 06, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 04 maio. 2020.
_______. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para cursos de graduação a distância. Brasília, DF. 2007. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2020.
_______. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 515, de 07 de outubro de 2016. Disponível em: <https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso515.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2020.
_______. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 198, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Disponível em: <https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1832.pdf>. Acesso em: 04 mai. 2020.
_______. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.970, de 25 de novembro de 2009. Institui a rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS) e dispõe sobre as diretrizes para a sua organização. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt2970_25_11_2009.html>. Acesso em: 04 mai. 2020.
_______. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 03 abr.2020.
_______. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24>. Acesso em: 04 mai. 2020.
_______. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 03 abr. 2020.
CAMPELLO, C. Educação a distância: perspectivas e desafios para a Universidade Pública. Revista Tema Livre, Edição n.1. 2002. Disponível em: <http://revistatemalivre.com/eddist>. Acesso em: 04 mai. 2020
FALEIRO, F.R.G. Educação a distância na formação dos técnicos de nível médio em saúde: percepção dos diretores das escolas técnicas do SUS no Brasil. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5285. Acesso em: 03 mar. 2020.
GOIíS. Conselho Estadual de Educação. Câmara de Educação Profissional. Resolução CEE/ CP n.º 02, de 28 de fevereiro de 2009. Dispõe sobre o credenciamento e credenciamento de instituição de ensino, autorização, renovação de autorização e funcionamento de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de Graduação Tecnológica e de Pós Graduação, para o Sistema Educativo do Estado de Goiás e dá outras providências.
HADDAD, S. Banco Mundial, OMC e FMI: o impacto nas políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2008. 214p.
PAULA, K.C.; FERNEDA, E.; CAMPOS FILHO, M.P. Elementos para implantação de cursos í distância. Colabor@ Revista Digital da CVA-Ricesu, v.2, n.7, maio. 2004. Disponível em:< http://www.ricesu.com.br/colabora/n7/artigos/n_7/pdf/id_02.pdf>. Acesso em: 04 mai. 2020.
PEREIRA, M. de F. R.; LOPES, L. F. A CONAE contra a EAD na Formação Inicial de Professores – Mas Não de Todo. Revista HISTEDBR On-line, v.12, n. 45e, p.253-265, Maio/2012. Disponível em:<https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640121>. Acesso em: 04 mai. 2020.
PIRES-ALVES, F.; PAIVA, C.H.A. Trabalho e educação em saúde: uma agenda em construção. In: PONTE, C.F.; FALLEIROS, I. (orgs). Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ COC. 2010. p. 313-323.
RAMOS, M. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos técnicos da saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ, 2010. 290p.
SALVUCCI, M.; LISBOA, M. J. A.; MENDES, N.C. Educação a Distância no Brasil: fundamentos legais e implementação. RBAAD - Associação Brasileira de Educação a Distância, v. 11, 2012, p. 62.
SCHMITT, V.; MACEDO, C.M.S.; ULBRICHT, V.R. Divulgação de cursos na modalidade a distância: uma análise da literatura e do atual cenário brasileiro. 2008. Disponível em: <http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/197>. Acesso em: 04 mai. 2020.
SILVA, A. das N. et al . Limites e possibilidades do ensino í distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciênc. saúde coletiva, v. 20, n. 4, p. 1099-1107, Abr. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000401099&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 mai. 2020.
SILVA, C. C.; AZZI, D.; BOCK, R. Banco Mundial em foco: um ensaio sobre a sua atuação na educação brasileira e na América Latina. Ação Educativa. 2007, 68p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.