Ensino de Matemática na Educação a Distância: Estado do Conhecimenta EaD em Foco nos Últimos 10 anos
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.974Resumo
A Educação a Distância tem ganho cada vez mais destaque como modalidade de ensino no cenário brasileiro. Com isso, torna-se relevante descortinarmos não só as práticas pedagógicas utilizadas nesta modalidade de ensino, como também compreendermos as pesquisas que giram em torno delas. É nesse sentido que este artigo apresenta um estado do conhecimento sobre a modalidade de ensino a distância e o ensino da matemática nos artigos e estudos de caso publicados até dezembro de 2019 pela Revista Científica em Educação a Distância: EaD EM FOCO, coordenada pela Fundação Cecierj/Consórcio Cederj. Para isso, este artigo apresenta de maneira breve a metodologia de pesquisa do tipo estado do conhecimento, destacando suas principais características e delimitando seu escopo de busca. Organizamos os dez trabalhos selecionados em categorias e, conforme preconiza a literatura, realizamos as discussões com base em seus autores. Constatamos que, apesar da EaD não ser novidade no cenário brasileiro, a produção relativa ao ensino da matemática na EaD emerge na revista pesquisada apenas no último quinquênio. Os trabalhos pesquisados trataram dos diferentes atores que compõem a EaD, como os tutores/mediadores, alunos, professores, gestores escolares e os documentos oficiais. Além disso, algumas produções investigaram o design de um ambiente virtual de aprendizagem, bem como relataram experiências com disciplinas específicas da matemática como introdução à análise real e instrumentação para o ensino da geometria.
Palavras-chave: EaD. Ensino de matemática. Estado do conhecimento. Interação. Tecnologias digitais.
Downloads
Referências
BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; AMARAL, R. B. Educação a Distância online. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
COSTA, M. L. F. História e políticas públicas para o ensino superior a distância no Brasil: o programa Universidade Aberta do Brasil em questão. HISTEDBR On-line, v. 12, n. 45, p. 281-295, 2012.
ESQUINCALHA, A. C.; ABAR, C. A. A. P. Componentes Afetivo-atitudinais na Prática de Tutores em um Curso a Distância para Professores de Matemática. EAD em foco - Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 54-68, 2016.
FELCHER, C. D. O.; DIAS, L. F. BIERHALZ, C. D. K. Construindo Maquetes - Uma Estratégia Didática Interdisciplinar no Eixo Geometrias: Espaço e Forma. EAD em foco - Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 2, p. 149-174, 2015.
FELCHER, C. D.; FOLMER, V. Licenciatura em Matemática a Distância & Tecnologias Digitais: Percepções de Egressos, Tutores e Professores. EAD em foco - Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 1, p. 01-11, 2019.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas do tipo "estado da arte". Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 22, n. 79, 257-272, 2002.
FERRUGINI, L. et al. Educação a Distância no Brasil: potencialidades e fragilidades. EAD em foco - Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, MG, v. 12, n. 1, p. 90-98, 2014.
GRÜTZMANN, T. P.; ALVES, R. S. Dialogando com Bernstein e os Tutores da EaD. EAD em foco - Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 2, p. 92-102, 2017.
HOLMBERG, B. The evolution, principles and practices of distance education. In Studien und Berichte der Arbeitsstelle Fernstudienforschung der Carl von Ossietzk y Universität Oldenburg, v. 11, 2005.
KANASHIRO, D. S. K.; NOAL, K. M. L.; ROCHA, P. G. Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que Dizem os Egressos. EAD em foco - Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 1, p. 01-10, 2018.
MATTOS, L. J. G.; SANTOS, S. C. Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância. EAD em foco - Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 1, p. 01-10, 2018.
MELO, M. F. Os Desafios da Análise Matemática em um Curso de Licenciatura a Distância. EAD em foco - Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 1, p. 01-08, 2019.
PEREIRA, M. V. M. Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em educação: o ensino superior em música como objeto. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 221-233, jul./dez. 2013.
QUEIROZ, C. R. O. Q. Desafios, Conquistas e Ferramentas da Matemática na EAD. Sigmae, Alfazemas, MG, v. 1, n. 1, p. 119-125, 2012.
SAEGER, M. T.; MELO, A. H. A. Inserção do Egresso de Cursos a Distância no Mercado de Trabalho: um Estudo Voltado para a Licenciatura em Matemática. EAD em foco - Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 2, p. 155-171, 2016.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES, S. H. A. A. Um Ambiente Virtual onde a Educação a Distância Encontra-se com a Educação Matemática Inclusiva. EAD em foco - Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 1, p. 212-223, 2015.
SOUZA, R. M.; BAIRRAL, A. A. Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no CEDERJ. EAD em foco - Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 3, p. 39-49, 2016.
TEODORO, R. A. P. Perspectivas da Educação a Distância no Ensino da Matemática. Revista Multitexto, Montes Claros, MG, v. 3, n. 2, p. 39-44, 2015.
VOSGERAU, D. S.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.