Laboratórios Remotos como Alternativa para Atividades Práticas em Cursos na Modalidade EAD

Autores

Resumo

Este estudo teve por objetivo explorar os laboratórios remotos (LR) e suas potencialidades, para atividades práticas na Educação a Distância. Os LR são dispositivos que podem apoiar as atividades experimentais e, assim, proporcionar um importante recurso para melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem em cursos nas modalidades presencial e a distância. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como estratégia um estudo de caso. Foram disponibilizados para a pesquisa doze laboratórios remotos construídos pelo grupo de pesquisas Laboratório de Experimentação Remota (RExLab). Participaram da pesquisa, realizada nos anos de 2018 e 2019, 293 alunos de cursos de graduação na modalidade EaD. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line que foi preenchido pelos alunos após o acesso a um LR. O questionário, composto por 24 itens, incluiu itens que buscaram examinar a percepção dos estudantes sobre a experimentação remota no que tange a critérios sobre a percepção da aprendizagem, a usabilidade, utilidade e sua satisfação ao utilizar os laboratórios remotos. O escore médio de Likert para a totalidade dos itens do questionário foi 3,98; o coeficiente de alfa de Cronbach apurado foi de 0,92. A pesquisa indicou que os alunos apresentaram receptividade positiva à proposta do estudo, e avaliações foram positivas a todos os temas explorados, reconhecendo os laboratórios remotos como ferramenta válida e importante para o ensino e a aprendizagem. 

Palavras-chave: Educação básica. Tecnologia educacional. Ensino de física. Laboratórios remotos

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Biografia do Autor

Juarez Bento da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Pós-Doutorado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal (2016). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua como docente nos cursos de graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em TIC. Tem experiência nas áreas de Computação e TIC, com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: laboratórios virtuais e remotos, e-learning, mre-learning, m-learning, mundos virtuais 3D, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e integração de tecnologias em disciplinas da Educação Básica na rede pública de ensino. Está vinculado ao grupo de pesquisa: Laboratório de Experimentação Remota (RExLab).

Simone Meister Sommer Bilessimo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado (1999) e doutorado (2007) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora com dedicação exclusiva (Professor Adjunto IV) da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá, inclusive como docente no Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão da inovação, integração da tecnologia na educação, bem como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação e em negócios digitais. Experiência com organização de eventos. Participa do Grupo de Pesquisa RExLab - Laboratório de Experimentação Remota.

Gisele Ramos Scheffer, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELV).

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Publicado

2020-07-13

Como Citar

Silva, J. B. da, Meister Sommer Bilessimo, S. ., Scheffer, G. R. ., & Nardi da Silva, I. . (2020). Laboratórios Remotos como Alternativa para Atividades Práticas em Cursos na Modalidade EAD. EaD Em Foco, 10(2). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/942

Edição

Seção

Estudos de Caso

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