Novas Tecnologias Aplicadas na EAD: um Estudo de Caso Sobre Retenção e Evasão Escolar no Ensino Superior

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.919

Resumo

Em um mundo cada vez mais globalizado, baseado não apenas nos custos e na inovação, onde, a velocidade é agora crítica para se ter sucesso no mercado, os profissionais precisam estar sempre preparados para os desafios de mudança, criatividade e espírito empreendedor para enfrentar a revolução do conhecimento. Novas tecnologias associadas a projetos de ensino a distância aumentam a possibilidade de acesso a um programa de formação profissional. Mesmo com o avanço tecnológico cada vez maior no ensino a distância, não foi eficiente para conter o número de evasão. Trabalhar a educação a distância não é simples, sendo necessária uma metodologia de ensino em sinergia com as ferramentas de navegação, simples de serem absorvidas pelos alunos e que venha a criar uma interação entre professores e alunos que são os grandes atores do ensino. O estudo tem como objetivo conhecer os principais fatores que contribuem para a evasão no ensino a distância e apresentar estratégias em seu controle. Conclui-se que o controle da evasão deve ser bem planejado a partir da elaboração do curso, com comunicação permanente, uma boa infraestrutura na parte de tecnologia para que o aluno possa acompanhar o curso e ter controle em relação ao software que passarão a utilizá-lo no seu dia a dia, possuir profissionais bem treinados para dar o suporte nas questões tecnológicas e pedagógicas.

Palavras-chave: Conhecimento.Evasão.Treinamento

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Biografia do Autor

Claudio Marcos Maciel da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da FACC/UFRJ. Professor Conteudista do Consórcio CEDERJ. Doutor em Administração pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Jorge Vieira da Rocha, 1Centro Universitário Augusto Motta

Professor da UNISUAM. Doutorando em Educação na Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI) Campeche  Mexico

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Publicado

10-07-2020

Como Citar

Silva, C. M. M. da ., & Rocha, J. V. da . (2020). Novas Tecnologias Aplicadas na EAD: um Estudo de Caso Sobre Retenção e Evasão Escolar no Ensino Superior. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.919

Edição

Seção

Estudos de Caso