Avaliação Formativa na Educação a Distância: Concepções da Equipe Multidisciplinar de um Curso de Pós-graduação em Informática na Educação (PIE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.810

Resumo

A avaliação da aprendizagem é um tema que, nos dias atuais, ainda gera inquietação, principalmente quando parecem persistir concepções que produzem como resultados a classificação e a exclusão, quando o desejável é que propicie superações e aprendizagem. Na educação a distância isso não é diferente. É neste contexto que o presente artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito de um curso de pós-graduação lato sensu em Informática na Educação (PIE), ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo na modalidade a Distância, que buscou traçar um paralelo entre a avaliação formativa descritas em seu referencial teórico aqui delimitado e a práxis da equipe de um curso de pós-graduação lato sensu, ofertado na modalidade a distância em uma instituição de ensino superior brasileira. Por meio de uma abordagem quantiqualitativa e uma pesquisa exploratória e documental, analisamos a concepção sobre a avaliação formativa que norteia o curso. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas, projeto pedagógico do curso, atas de reuniões e evidências obtidas a partir das salas virtuais de aprendizagem. Esses foram analisados apoiando-se na fundamentação teórica e sob a ótica da análise de conteúdos proposta por Bardin, (2011). Como resultado final foi possível verificar que a equipe do curso encontra-se alinhada com o referencial teórico sobre o tema, demonstrando que utilizam a avaliação formativa em seu cotidiano, apesar de que, em pequena escala, algumas falas que remetam à avaliação classificatória.

Palavras-chave: Educação Superior. Avaliação da aprendizagem. Aval-iação formativa. Informática na Educação.

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Biografia do Autor

Marize Lyra Silva Passos, Centro de Referências em Formação e em Educação a Distância

Doutora em Engenharia de Produção e Doutora em Educação . Mestre e Especialista em Informática, Engenheira de Petróleo e Administradora de Empresas. Professora e pesquisadora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espí­rito Santo (Ifes). Professora permanente do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e mestrado profisional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT). Pesquisadora dos grupo de pesquisa Educação e Tecnologia, Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

20-02-2020

Como Citar

Passos, M. L. S. (2020). Avaliação Formativa na Educação a Distância: Concepções da Equipe Multidisciplinar de um Curso de Pós-graduação em Informática na Educação (PIE). EaD Em Foco, 10(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.810

Edição

Seção

Artigos Originais