O Modelo EaD e Estilos de Aprendizagem: Um Estudo de Caso no Colégio Pedro II
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.770Resumo
Com o intuito de melhorar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, pesquisadores em educação têm identificado diferentes estilos de aprendizagem e como as pessoas processam novos conhecimentos, de acordo com as percepções de cada um. Dentre os estilos de aprendizagem, dialogamos neste estudo com canais da expressão humana chamados de modalidades, identificados por três estilos de aprendizagem: visual, auditivo e cinestésico, sintetizados pela sigla VAC. O presente trabalho apresenta uma pesquisa aplicada no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, mais especificamente no curso de Especialização no Ensino de Artes Visuais na modalidade a distância, com o propósito de refletir sobre a diversidade de aprendizagem dos alunos na Educação a Distância e sua relação com o material didático oferecido. Este estudo partirá da hipótese de que se os modelos de ensino e materiais didáticos na EaD não contemplam os diferentes estilos de aprendizagem, pode ocorrer alguma defasagem e desinteresse na assimilação do conteúdo. Para explorar os estilos de aprendizagem, será proporcionada, através desta pesquisa, maior familiaridade do problema, com base no experimento de identificar o perfil dos alunos pelo método VAC.
Palavras-chave: Educação a distância. Estilos de aprendizagem. VAC. tecnologia.
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