Google Sala de Aula como Ambiente Virtual de Aprendizagem no Ensino Superior Híbrido: Uma Revisão da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.769

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo mostrar as potencialidades do Google Sala de Aula como ambiente virtual de aprendizagem no ensino superior híbrido. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo integrativa com uma abordagem quanti-qualitativa. O recorte temporal foi de 2014 a 2018 e as buscas ocorreram em banco de dados como o Google Acadêmico e o Portal de Periódicos da Capes. Os resultados apontaram um crescente aumento de publicações sobre a temática, principalmente a partir de 2017, que incluíram tanto trabalhos teóricos quanto experimentais, do tipo relato de experiência e estudo de caso. Observou-se ainda que esta ferramenta está sendo usada em diferentes áreas, como: Direito, Matemática, História e Química, principalmente o modelo de ensino híbrido sala de aula invertida. Concluiu-se que existe um consenso entre os pesquisadores sobre características, competências e habilidades necessárias para o uso de plataformas digitais no ensino híbrido. Além disso observamos a relevância desses estudos em relação à construção de estratégias didáticas e pedagógicas para orientação do processo de ensino e aprendizagem e a organização de ambientes virtuais de aprendizagem adaptáveis. 

Palavras-chave: Cultura digital. Ensino híbrido. Virtualização do ensino superior.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sumária Sousa e Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT

Graduada em Licenciatura Plena em Quí­mica (UESPI)

Especialista em Ensino a Distância (UNEMAT)

Mestre em Ciências (USP)

Doutora em Ciências (USP)

Atualmente é Pós-doutoranda pelo programa DCR/CNPq (UNEMAT)

Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior, Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT

Graduação em Licenciatura em Computação- UNEMAT

Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação- FSB

Especialista em Formação em Educação a Distância- UNIP

Mestrado em Ciências Ambientais na linha de Análise Espacial e Sistemas de Informação Geográfica- UNITAU

Atualmente é professor efetivo de Informática Educativa da SEDUC-MT

Referências

ALLY, M. Foundations of educational theory for on-line learning. In: ANDERSON, T.; ELIOUMI, F. Theory and practice of on-line learning. Athabasca: Athabasca University, 2004. Disponí­vel em: http://cde.athabascau.ca/online_book/pdf/TPOL_book.pdf. Acesso em: 24 set. 2018.

ALVES, A. C.; GUIMARíES, L. M.; PIMENTA, T. S. A utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramenta para minimizar os altos í­ndices de retenção e evasão na disciplina de função de uma variável (Cálculo I) NO BCT/UFVJM. In: SIMPÓSIO TECNOLOGIAS E EDUCAÇíO A DIST NCIA NO ENSINO SUPERIOR. Anais... Belo Horizonte: STEDES, 2018. Disponí­vel em: http://revista.uemg.br/index.php/Simposioteceedadistnoenssuperior/article/view/3014. Acesso em: 09 out. 2018.

ARAKAKI, F. F. S.; MENDES, A. A.; OLIVEIRA, L. M. M. M. de. O uso das tecnologias para uma educação autônoma no curso de Direito. In: SIMPÓSIO TECNOLOGIAS E EDUCAÇíO A DIST NCIA NO ENSINO SUPERIOR. Anais... Belo Horizonte: STEDES, 2018. Disponí­vel em: http://revista.uemg.br/index.php/Simposioteceedadistnoenssuperior/article/view/3001/1690. Acesso em: 03 out. 2018.

BACICH, L. Ensino hí­brido: proposta de formação de professores para uso integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO: WORKSHOP DE INFORMíTICA NA ESCOLA, 5, 2016. Anais... Fortaleza: CBIE/WIE, 2016. p. 679-687. Disponí­vel em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6875. Acesso em: 20 out. 2018.

______; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação hí­brida. Revista Pátio, n. 25, p. 45-47, 2015. Disponí­vel em: http://www.grupoa.com.br/revistapatio/artigo/11551/aprender-e-ensinar-com-foco-na-educacao-hibrida.aspx. Acesso em: 09 out. 2018.

______; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino hí­brido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BRASIL. MEC. Portaria n°1.428, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por instituições de educação superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Diário Oficial da União: seção 1, Brasí­lia, n. 250, p. 59, 31 dez. 2018. Disponí­vel em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251. Acesso em: 20 fev. 2019.

CAMILLO, C. M. Blended learning: uma proposta para o ensino hí­brido. Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 5, n. 7, p. 64-74, 2017. Disponí­vel em: https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.6660. Acesso em: 20 out. 2018.

CALIARI, K. V. Z.; ZILBER, M. A., PEREZ, G. Tecnologias da informação e comunicação como inovação no ensino superior presencial: uma análise das variáveis que influenciam na sua adoção. REGE - Revista de Gestão, v. 24, p. 247-255, 2017. Disponí­vel em: http://dx.doi.org/10.1016/j.rege.2017.05.003. Acesso em: 25 nov. 2018.

CARNEIRO, J. R. S.; LOPES, A. S. B.; CAMPOS NETO, E. B. A utilização do Google Sala de Aula na Educação Básica: uma plataforma pedagógica de apoio í Educação contextualizada. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO: WORKSHOP DE INFORMíTICA NA ESCOLA, 7, 2018. Anais... Fortaleza: CBIE/WIE, 2018. p. 401-410. Disponí­vel em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7909/5608. Acesso em: 20 nov. 2018.

CASTRO, A. B. B. de; MILL, D. Educação hí­brida e design instrucional: estudo de caso no Ensino Superior Tecnológico. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 58, p. 760-778, 2018. Disponí­vel em: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS08. Acesso em 23 out. 2018.

CERUTTI, E.; MELO, L. F. de. Abordagem hí­brida no ensino superior: reflexões teórico-metodológicas. RPGE: Revista on line de Polí­tica e Gestão Educacional, v. 21, n. esp. 1, p. 605-620, 2017. Disponí­vel em:

http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9826. Acesso em 20 out. 2018.

CHRISTENSEN, C.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino hí­brido: uma inovação disruptiva? Uma introdução í teoria dos hí­bridos. 2013. Disponí­vel em: https://s3.amazonaws.com/porvir/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blendedlearning-disruptive-Final.pdf. Acesso em: 19 out. 2018.

DICICCO, K. M. The effects of Google Classroom on teaching social studies for students with learning disabilities. 2016. Dissertação (Master of Arts in Special Education), Rowan University. Nova Jersey, 2016. Disponí­vel em: https://rdw.rowan.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2583&context=etd. Acesso em: 26 out. 2018.

FARIA, E. T. O professor e as novas tecnologias. In: ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. 4ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 57-72. Disponí­vel em: http://aprendentes.pbworks.com/f/prof_e_a_tecnol_5[1].pdf. Acesso em: 22 out. 2018.

FAVA, R. Educação 3.0: aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.

LEANDRO, S. M.; CORRÊA, E. M. Ensino hí­brido (blended learning) potencial e desafios no ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇíO E TECNOLOGIAS: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇíO A DIST NCIA, 2018. Anais... São Carlos: CIET-EnPED, 2018. Disponí­vel em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/24. Acesso em: 28 nov. 2018.

MACIEL, C. Educação a distância: ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá: EdUFMT, 2013.

MARTINS, L. B.; ZERBINI, T. Educação a distância em instituições de ensino superior: uma revisão de pesquisas. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 14, n. 3, p. 271-282, 2014. Disponí­vel em: http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/rpot/index. Acesso em 15 out. 2018.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. de C. P.; GALVíO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008. Disponí­vel em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018. Acesso em: 02 out. 2018.

MENDES, S. M. C.; LEME, M. E. G. A mediação pedagógica: formação docente para a educação inclusiva frente í s novas tecnologias. Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cogntive Science, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2014. Disponí­vel em: http://www.anais.tecccog.net/index.php/anais/article/view/11. Acesso em: 14 out. 2018.

MORAN, J. Educação hí­brida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Orgs.). Ensino hí­brido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MOURA, G. M.; SAMí, S. Blended learning potencializando a aprendizagem da estatí­stica no ensino superior. Informática na Educação: Teoria & Prática, v. 20, n. 1, p. 60-70, 2017. Disponí­vel em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/70616/41084. Acesso em 12 out. 2018.

NASCIMENTO, A. N. do. O uso das ferramentas do aplicativo Google Sala de Aula no ensino de História. In: SEMINíRIO DEBATES DO TEMPO PRESENTE: DESAFIOS PARA AS HUMANIDADES EM TEMPOS DE CRISE, 2, 2018. Anais... Aracaju: SDTP, 2018. p. 309- 320. Disponí­vel em: https://encuentros.virtualeduca.red/storage/ponencias/bahia2018/hwXpvp9PKp0aNvStoQd6GfA53g5HPqT3y0vpB2nd.pdf. Acesso em: 25 out. 2018.

PEIXOTO, R. T. R. da C.; GONÇALVES, P. V. A. J.; ALVIM, H. H.; AMORIM, H. C. S.; ARAÚJO, A. V. A. O emprego das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: relato de experiência sobre a oficina Modelo Hí­brido de Ensino. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, n. 1, p. 183-204, 2015. Disponí­vel em: https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/917/710. Acesso em: 14 out. 2018.

PEREIRA, K. L.; M?NCHEN, G. Uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇíO E TECNOLOGIAS: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇíO A DIST NCIA, 2018. Anais... São Carlos: CIET-EnPED, 2018. Disponí­vel em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/307. Acesso em: 03 nov. 2018.

REZENDE, Wanderley Moura; DIAS, Ana Isabel de Azevedo Spinola. Educação a distância e ensino presencial: incompatibilidade ou convergência? EaD em foco, v. 1, n. 1, abr. 2010.Disponí­vel em: https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.10. Acesso em: 22 maio 2019.

SANCHO, M.; HERNíNDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SCHIEHL, E. P.; GASPARINI, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o ensino hí­brido. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, 2016. Disponí­vel em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70684. Acesso em: 02 set. 2018.

______; KEMCZINSKI, A.; GASPARINI, I. As perspectivas de avaliar o estudante no ensino hí­brido. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, 2017. Disponí­vel em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79280. Acesso em: 07 nov. 2018.

SILVA, E. C. S. da. O Google Sala de Aula como interface de aprendizagem no ensino superior. In: 9° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇíO E COMUNICAÇíO (9° SIMEDUC), 2018. Anais... Aracaju: 9° SIMEDUC, 2018. Disponí­vel em: https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/viewFile/9572/4164. Acesso em: 07 nov. 2018.

SILVA, G. M. L. da; MAGALHíES NETTO, J. F. de. Um relato de experiência usando Google Sala de Aula para apoio í aprendizagem de Quí­mica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO / WORKSHOP DE INFORMíTICA NA ESCOLA, 7, 2018. Anais... Fortaleza: CBIE/WIE, 2018. Disponí­vel em: http://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.119. Acesso em: 16 nov. 2018. p. 119-128.

SILVA, M. R. C. da; MACIEL, C.; ALONSO, K. M. Hibridização do ensino nos cursos de graduação presenciais das universidades federais: uma análise da regulamentação. RBPAE - Revista Brasileira de Polí­tica e Administração da Educação, v. 33, n. 1, p. 95-117, 2017. Disponí­vel em: https://doi.org/10.21573/vol33n12017.74042. Acesso em: 16 nov. 2018.

SILVEIRA, C. R. Metodologia da pesquisa. 2. ed. rev. e atual. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2011. Disponí­vel em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206318. Acesso em: 05 nov. 2018.

SOUSA JÚNIOR, A.; OLIVEIRA, C.; BRAGA, E.; LIMA, V. A. de. Google Suite for education: trazendo o Google Classroom como uma perspectiva para as salas de aula usando os dispositivos móveis. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇíO, 2, 2017. Anais... João Pessoa: CTE, 2017. Disponí­vel em: http://ceur-ws.org/Vol-1877/CtrlE2017_AC_11_19.pdf. Acesso em: 3 out. 2018.

SOUZA, M. T. de; SILVA, M. D. da; CARVALHO, R. de. Revisão integrativa: o que é e como fazer? Einstein, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102.pdf. Acesso em: 4 set. 2018.

SOUZA, W. C. de; MATTOS, M. C. de. Percepção dos alunos da geração Y sobre o uso de novas tecnologias em ambientes de aprendizagem. Revista FSA, v. 15, n. 6, p. 132-150, 2018. Disponí­vel em: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.6.7. Acesso em: 16 out. 2018.

SPINARDI, J. D.; BOTH, I. J. Blended learning: o ensino hí­brido e a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Boletim Técnico do Senac, v. 44, n. 1, 2018. Disponí­vel em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/648. Acesso em: 17 out. 2018.

TEIXEIRA, T. F.; FERREIRA, E. D.; MICHELS, E. Regulamentação da oferta de disciplinas EaD em 20% da carga horária total dos cursos presenciais e a virtualização da educação superior. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTíO UNIVERSITíRIA, 18, 2018. Anais... Florianópolis: CIGU, 2018. Disponí­vel em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/190472/101_00121.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 out. 2018.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n. 4, p. 79-97, 2014. Disponí­vel em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.38645. Acesso em: 27 out. 2018.

______; ALMEIDA, M. E. B. de; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções í s práticas em distintos ní­veis de ensino. Revista Diálogos Educacionais, v. 17, n. 52, p. 455-478, 2017. Disponí­vel em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/9900/12386. Acesso em: 30 out. 2018.

WITT, D. Accelerate learning with Google apps for education. 2015. Disponí­vel em: https://danwittwcdsbca.wordpress.com/2015/08/16/accelerate-learning-with-google-apps-for-education/. Acesso em: 8 ago. 2018.

YUEH, H. P.; HSU, S. Designing a learning management systems to support instruction. Communications of the ACM, v. 5, n. 4, p. 59-63, 2008. Disponí­vel em: http://cacm.acm.org/magazines/2008/4/5440-designing-a-learning-management-system-to-support-instruction/abstract. Acesso em: 8 nov. 2018.

Downloads

Publicado

17-07-2019

Como Citar

Silva, S. S. e, & dos Santos Junior, A. C. P. (2019). Google Sala de Aula como Ambiente Virtual de Aprendizagem no Ensino Superior Híbrido: Uma Revisão da Literatura. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.769

Edição

Seção

Revisões