Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.766Resumo
O presente artigo apresenta um estado do conhecimento sobre comunidades virtuais de prática em dissertações e teses brasileiras publicadas até agosto de 2018. Este trabalho apresenta brevemente a metodologia de pesquisa do tipo estado do conhecimento, destacando suas principais características e delimitando seu escopo de busca. As contribuições dos oito trabalhos selecionados foram organizadas em categorias relacionadas e discutidas com base em seus autores, como preconiza a literatura. Como conclusão, destacamos a importância das comunidades virtuais, que agregam profissionais com interesses em comum e que, segundo os autores pesquisados, facilitam e promovem o compartilhamento de ideias, promoção de novos conhecimentos de maneira coletiva e integrada, com indícios de desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: Comunidades virtuais de prática. Estado do conhecimento. Desenvolvimento profissional.
Downloads
Referências
BORBA, M. C.; GADANIDIS, G. Virtual communities and networks of practicing mathematics teachers - the role of technology in collaboration. In: KRAINER, K.; WOOD, T. (Eds.). Participants in mathematics teacher education. Rotterdam: Sense, 2008. p. 181-206.
BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P. Seres humanos-com-internet ou internet-com-seres humanos: uma troca de papéis? Relime, Vol. 19 (2), 2016.
CORREIA, M. P. L. Aprendizagem e compartilhamento de conhecimento em comunidades virtuais de prática: estudo de caso na comunidade virtual de desenvolvimento de software livre DEBAN-BR-CDD. Dissertação de mestrado. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2007.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas do tipo estado da arte?. Educação & Sociedade, ano XXIII, v. 22, n. 79, 257-272, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf
GIOSTRI, E. C. (2008). Comunidades virtuais de prática como alternativa na formação continuada de docentes na educação superior tecnológica. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991.
LEONEL, A. A. Formação continuada de professores de Física em exercício na rede pública estadual de Santa Catarina: lançando um novo olhar sobre a prática. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.
MATOS, E. S. Desenvolvimento de uma comunidade virtual de prática como apoio í gestão da tecnologia da informação do Instituto Federal da Bahia: uma proposta de aplicação do Sistema de Gestão de Aprendizagem Amadeus. Dissertação de mestrado. Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2013.
PEREIRA, M. V. M. Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em educação: o ensino superior em música como objeto. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 221-233, jul./dez. 2013.
PREVEDELLO, C. F. Comunidades virtuais de prática no serviço público: quadro teórico para a organização de experiências e apoio í inovação. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.
SANTOS, F. F. Modelo de gestão para promover a criação e o compartilhamento de conhecimento em comunidade virtual de prática. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.
SCHNEIDER, F. C. Comunidade de prática na perspectiva da inclusão escolar: o perfil, os discursos e as práticas de educadores no exercício da cultura da participação. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.
SILVA, M. R. C. Formação e gestão de uma comunidade virtual de prática: criação e validação de um instrumento de pesquisa. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.