Gestão da Produção de Recursos Educacionais em Áudio e Vídeo: A Experiência do Laboratório de Educomunicação da Universidade Franciscana/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.746

Resumo

Este artigo consiste num relato de experiência que teve como objetivo descrever como ocorre o processo de produção de áudios e vídeos didáticos no Laboratório de Educomunicação da Universidade Franciscana, em Santa Maria/RS, além de compartilhar reflexões provenientes das experiências vivenciadas pela equipe multidisciplinar de apoio, composta por profissionais de áreas como Ciência da Computação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Pedagogia, entre outras, além de equipamentos tecnológicos específicos. A experiência dos autores como gestores da EAD demonstra que é imprescindível a definição de um fluxo de produção e sistema de controle, construção de cenário e padronização do figurino para as videoaulas, roteirização dos conteúdos e capacitações docentes regulares. Como conclusão, ressalta-se que, apesar de os custos institucionais de produção serem significativos, sua disponibilização é imprescindível, na medida em que são instrumentos eficazes em aulas a distância, tornando-as mais atrativas para o estudante e potencializando o ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Educação a distância. Videoaula. Audioaula. Universidade Franciscana.

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Biografia do Autor

Taize de Andrade Machado Lopes, Universidade Franciscana

Professora, Coordenadora de Educação a Distância e do curso de Ciências Econômicas na Universidade Franciscana (UFN) em Santa Maria/RS. É bacharel em Ciências Econômicas e mestre em Integração Latino-Americana, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul e em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação (UFSM). Atuou como coordenadora administrativa do credenciamento institucional para Educação a Distância (2013-2018). Também foi coordenadora do curso de Ciências Econômicas (UFN) entre 2011 e 2015 e representante dos coordenadores da área de Ciências Sociais no Conselho Universitário no período de 2013 e 2014. As áreas de interesse em Economia são Macroeconomia e Economia Brasileira. Em Educação tem interesse pelos temas Gestão Universitária e Educação a Distância.

Fabiana da Costa Pereira, Universidade Franciscana

Graduação em Relações Públicas, mestrado e doutorado em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora no Curso de Jornalismo, Coordenadora no Setor de Produção da UFN Virtual, da Universidade Franciscana. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem com Atividade EAD.

Iuri Lammel, Universidade Franciscana

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e curso técnico-profissionalizante em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atualmente, é professor nos cursos de Jornalismo e de Jogos Digitais da Universidade Franciscana, onde leciona desde agosto de 2008. É coordenador de produção de conteúdo na Unidade de Educação a Distância da Universidade Franciscana. Tem experiência profissional nas áreas de Comunicação (diagramação jornalística) e Computação (webdesign/UX). Atua principalmente nos seguintes temas: Jornalismo Digital, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação a Distância.

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Lopes, T. de A. M., Pereira, F. da C., & Lammel, I. (2019). Gestão da Produção de Recursos Educacionais em Áudio e Vídeo: A Experiência do Laboratório de Educomunicação da Universidade Franciscana/RS. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.746

Edição

Seção

Estudos de Caso