Formação Inicial de Professores e Aproximação com o Campo Profissional na Modalidade Semipresencial do Consórcio Cederj
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.733Resumo
O objetivo deste estudo é compreender e discutir os limites e potencialidades dos cursos de licenciatura semipresenciais oferecidos pelo Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) no que diz respeito à aproximação do estudante com seu campo de trabalho
durante a formação inicial, com vistas à emancipação para uma formação permanente de vida. Dessa forma, foi necessário visualizar de forma abrangente não só os trâmites organizacionais e dinâmicos da prática, mas discutir questões da profissionalização, que aproximam ou distanciam esses estudantes de uma real experiência na escola, seu futuro campo de trabalho. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com 20 estudantes do consórcio já formados ou em vias de conclusão do curso; ela nos ajudou
a problematiza as práticas formativas de professores que acontecem no âmbito do Cederj.
Palavras-chave: Educação a distância. Licenciatura. Formação de professores. Formação permanente. Gestão.
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