Múltiplos Enfoques sobre as Competências na Educação a Distância: Uma Problematização Necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.731

Resumo

O presente artigo resgata as competências dos alunos de Educação a Distância (EaD) em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) em relação às competências dos professores-tutores para que se obtenha a experiência da aprendizagem significativa. Para tanto, problematiza as competências dos alunos diante de sua formação no ensino presencial, propõe seu desenvolvimento por meio da intervenção do professor-tutor e apresenta as competências que este deve ter para a construção de um processo de ensino voltado à centralidade do aluno.

Palavras-chave: Competências. Aluno. Professor-tutor.

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Biografia do Autor

Jaison Sfogia Ricardo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-Graduando em Tecnologias de Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-Graduado em Direito Constitucional. Graduado em Direito e em Administração Legislativa. Tem experiência na área de Educação a Distância e de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com ênfase em tutoria on-line e em TIC na educação, atuando principalmente em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Moodle. É membro do International Council for Open and Distance Education (ICDE); membro associado da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Servidor Público Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região.

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Publicado

21-03-2019

Como Citar

Ricardo, J. S. (2019). Múltiplos Enfoques sobre as Competências na Educação a Distância: Uma Problematização Necessária. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.731

Edição

Seção

Artigos Originais