Design Instrucional Focado na Aprendizagem Situada: um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.702Resumo
Este artigo tem como objetivo principal validar o desenho instrucional aplicado ao curso a distância de Tutoria em EaD, ofertado pela Universidade Estadual de Goiás: UEG, por meio do Programa Anual de Capacitação Continuada, nos anos de 2015 e 2016. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com vistas a descrever as principais características desse desenho instrucional, com foco na aprendizagem situada, e a dispor das opiniões dos 314 concluintes do curso, obtidas por meio de questionário online. Como resultado, identificou-se que o desenho instrucional foi satisfatoriamente avaliado pelos alunos. Estes avaliaram o curso, como um todo, com nota média 9; o que surpreendeu pelos altos índices de aprovação em todos os pontos avaliados. As estratégias de design desse curso podem nortear os moldes de outros cursos que se enquadrem na mesma linha.
Palavras-chave: Educação a distância. Capacitação continuada. Tutoria.
Downloads
Referências
ALMEIDA, E. G. de. Aprendizagem situada. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 7(1), p. 177-184, 2014.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARREIRO, Rommulo Mendes Carvalho. Um breve panorama sobre o design instrucional. 2016. Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/375/187. Acesso em: 18 dez. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Instrução Normativa nº 2, de 19 de abril de 2017. Estabelece procedimentos de pagamento e parâmetros atinentes í concessão das bolsas UAB regulamentadas pela Portaria Capes nº 183, de 21 de outubro de 2016, e pela Portaria Capes nº 15, de 23 de janeiro de 2017. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/24042017-INSTRUCAO-NORMATIVA-No-2-DE-19-DE-ABRIL-DE-2017-III.pdf.
CENSO Ead.Br. 2016. Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. 2017. Disponível em: http://abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues.pdf. Acesso em: 18 dez. 2017.
DOLAN, Erin L.; COLLINS, James P. We must teach more effectively: here are four ways to get started. Molecular Biology of the Cell, v. 26, n. 12, 2015.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
FILATRO, A. Design instrucional contextualizado. Educação e Tecnologia. 3ª ed. São Paulo: Senac, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning: legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991.
LAVE, J.; WENGER, E. The practice of learning. In: LAVE, J; CHAIKLYN, S. (Orgs.). Understanding of practice: perspectives on activity and context. Cambridge: University of Cambridge Press, 1993. p. 3-32.
RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; MILL, Daniel Ribeiro Silva; OLIVEIRA, Márcia Rozenfeld Gomes. A docência virtual versus presencial sob a ótica dos professores. In: MILL, D. R. S.; RIBEIRO, L. R. C.; Oliveira, M. R. G. (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: UFSCar, 2010. (p. 44)
SAWAYA, Márcia Regina. Dicionário de informática e internet. 3ª ed. São Paulo: Nobel, 2003.
UNIVERSIDADE Estadual de Goiás. Edital nº 12/14. Abertura das inscrições para o Curso de Tutoria em EaD. 2014. Disponível em: http://www.cdn2.ueg.br/prometheus/unuead/20514/Edital_n012.pdf. Acesso em: 18 dez. 2017.
UNIVERSIDADE Estadual de Goiás. Moodle do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede. Disponível em: http://www.capacitacao.cear.ueg.br/ Acesso em: 18 dez. 2017.
YOUNG, Michael F. Instructional Design for Situated Learning. Educational Technology Research and Development, Washington, v. 41(1), p. 43-58, 1993
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.