Oferta de Cursos de Licenciatura em Química no Brasil e Breve Histórico desses Cursos em Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v7i3.631Resumo
A formação de professores é um assunto recorrente nos estudos da pós-graduação no país. Contudo, são poucas as investigações referentes aos cursos de Licenciatura em Química ofertados na modalidade a distância (EaD). Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento, via Portal e-MEC, sobre a oferta nacional desses cursos e identificar a modalidade de ensino (presencial ou a distância) e a condição da instituição promotora (pública ou privada). Esse panorama precedeu um breve histórico dos cursos ofertados no Estado de Mato Grosso. A pesquisa configura-se como um levantamento descritivo e exploratório, cuja aborda- gem é mista por apresentar aspectos quantitativos e qualitativos. A pesquisa abrange todos os estados brasileiros e teve 2016 como ano de referência. Os cursos foram pesquisados junto ao portal do e-MEC. Ao todo são 277 cursos de Licenciatura em Química que estão em pleno funcionamento no Brasil, 254 deles são na forma presencial e 23 em EaD. Além desses, existem outros 24 cursos que estão em extinção. Em Mato Grosso são quatro cursos registrados, e apenas o ofertado pelo IFMT é em EaD. Seu funcionamento foi autorizado em 2007 e é o único da modalidade no Centro-Oeste do país. O estudo evidencia o relevante papel que as instituições públicas desempenham na formação de professores de Química.
Palavras-chave: Formação de professores, Educação a Distância, Licenciatura em Química.
Offering of Chemistry Licentiate Degree Courses in Brazil and a Brief History of such Courses in Mato Grosso
Abstract
Teacher training is a recurring subject in post-graduation studies in Brazil. However, there are few investigations in relation to Chemistry Teacher Training Courses offered in the Distance Education (DE) modality. For that matter, the objective of this study was to ascertain, via the e-MEC portal, the national offering of such courses and identify the teaching modality (face-to-face or distance) and the promoting institution status (public or private). This panorama preceded a brief history of courses offered in the state of Mato Grosso. The research is configured as a descriptive, exploratory ascertainment of a mixed approach, since it shows quantitative and qualitative aspects. The research covers all Brazilian states with the year of reference being 2016. The courses were researched from the e-MEC portal. There is a total of 277 chemistry teacher traning courses in full operation in Brazil, with 254 being face-to-face and 23 being at a distance. In addition to those, there are 24 courses that are being extinct. In Mato Grosso there are four registered courses, with only the one offered by the IFMT being at a distance. Its beginning was authorized in 2007 and it is the only one in that modality in the countrys Midwest. The study highlights the important role that public institutions play in the training of chemistry teachers.
Keywords: Teacher training, Distance education, Chemistry teacher traning.
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