Práticas Docentes Diferenciadoras em EaD: Integrando as Novas Tecnologias aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.561Resumo
A proposta deste artigo científico é versar sobre a relevância das tecnologias educacionais integradas às práticas pedagógicas dos docentes quando de sua preparação para atuação em ambientes virtuais de aprendizagem. Para tanto, pautando-se em um estudo de caso envolto a pesquisa do tipo exploratória, apresentam-se os resultados coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com docentes atuantes na Gerência de Educação a Distância da Secretaria Executiva de Educação Profissional, estrutura ligada à Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Como principais desdobramentos da pesquisa apontam-se a necessidade de ampliação quanto às formações ora ofertadas, abarcando o compartilhamento de propostas pedagógicas mediadas e enriquecidas pelos usos das tecnologias, além de as formações servirem para aproximar o sujeito docente à realidade da instituição em que atua, passando assim a existir convergências como atitudes e fazeres docentes intrínsecos aos profissionais.
Palavras-chave: Educação profissional, Educação a distância, Formação de professores, Pernambuco, Tecnologias educacionais.
Differential Teaching Practice in EaD: Integrating New Technologies to Virtual Learning Environments
Abstract
The purpose of this scientific paper is to discuss the relevance of integrated educational technologies to teachers' pedagogical practices when preparing them for action in virtual learning environments. Therefore, based on a case study involving exploratory research, the results are collected from semi-structured interviews with teachers working in the Distance Education management of Secretaria Executiva de Educação Profissional. Such as the main developments of the research, there is a need to increase the number of qualification offered, including the sharing of pedagogical proposals mediated and enriched by the uses of technologies, besides the formations serve to bring the teaching subject closer to the reality of the institution work, there are convergences as teachers' attitudes and practices which are intrinsic to professionals.
Keywords: Professional education, Distance education, Teacher training, Pernambuco State, Educational technologies.
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