Promoção do Pensamento Crítico em Alunos Universitários: o Uso do Fórum de Discussão no Ensino a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.554Resumo
O desenvolvimento do pensamento crítico é um dos objetivos do ensino, tanto no presencial quanto na modalidade a distância (EaD). No ensino a distância, o contato face a face entre professor e aluno é substituído pela interação por meio de ferramentas virtuais de aprendizagem, com destaque para os fóruns de discussão on-line. Esta pesquisa buscou refletir sobre a possibilidade de os fóruns desenvolverem o pensamento crítico dos alunos. Para isso realizou-se um estudo de caso com 28 alunos que cursavam licenciatura na modalidade a distância. Os participantes foram divididos em grupo de controle e grupo experimental; este foi submetido a intervenções no fórum baseadas na Taxionomia de Bloom revisada. O desempenho dos alunos foi analisado por meio da aplicação de pré-teste e pós-teste. Os resultados obtidos indicam que, no caso estudado, não houve diferença significativa entre os dois grupos. Apesar disso, acreditamos que o fórum pode colaborar para o desenvolvimento do pensamento crítico caso faça parte de uma remodelagem dos ciclos de formação dos cursos.
Palavras-chave: Pensamento crítico, Fórum de discussão on-line, Taxionomia de Bloom.
Development of Critical Thinking in College Students: the Usage of On-line Discussion Forums
Abstract
The development of critical thinking is one of the objectives of education, as much on classroom education as in distance education (Ead). In distance education, the face to face contact between professor and student is replaced byvirtual tools for learning, with emphasis on the online discussion forums. This research seeks to reflect about the possibility that the forums develop the students critical thinking skills. For that, a case study was carried out with 28 students who attended to licentiate degree classes on the distance education mode. The participants were divided in Control Group and Study Group, being the latter one submitted to interventions on the forum based on revised Blooms taxonomy. The students performance was analyzed by means of usage of pre-test and post-test. The results obtained indicate that, in the case studied, there wasnt any substantial difference between the two groups.Despite this, we believe that the forum can contribute to the development of critical thinking if it is part of a reshaping of the course cycles.
Keywords: Critical thinking, Online discussion forums, Blooms taxonomy.
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