Formação de Professores em Educação Especial na Modalidade EaD: alguns apontamentos sobre seis cursos de especialização

Autores

  • Silvana Galvani Claudino Kamazaki Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP
  • Vera Lucia Messias Fialho Capellini Faculdade de Ciências de Bauru / UNESP
  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília / UNESP
  • Ketilin Mayra Pedro Centro de Ciências Humanas - Universidade do Sagrado Coração (Bauru/SP)

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v7i3.549

Resumo

A formação permanente é um elemento necessário da atividade docente. A parceria com a universidade no provimento dessa formação tem aproximado a academia da educação básica, relação essa tão importante para novas pesquisas, bem como para melhorar a formação inicial. Dentre os diferentes desenhos de formação, um pouco considerado é a formação por área, que foca as especificidades do público-alvo da Educação Especial. Nesse sentido, um curso de especialização de 18 meses na modalidade semipresencial contribuiu para que 600 professores e gestores da rede estadual de ensino de São Paulo acessassem o conhecimento produzido nas áreas das deficiências auditiva, intelectual, física, visual, do transtorno global do desenvolvimento e das altas habilidades ou superdotação. Os participantes avaliaram que o curso contribuiu para suas atividades docentes e para reflexões importantes do cotidiano escolar, como a necessidade dos projetos político-pedagógicos incorporarem em seus textos políticas, culturas e prá- ticas mais inclusivas. Outro aspecto importante apontando foi a necessidade de mudança na organização do trabalho pedagógico para atender com qualidade a singularidade de cada estudante, pois é a escola que precisa se transformar para promover ensino, de tal modo que todos aprendam. Por outro lado, ficou evidenciada a dificuldade leitora e escritora de parte dos cursistas ao elaborar o trabalho acadêmico requerido ao final do curso, algo relevante em se tratando de professores da educação básica.


Palavras-chave: Educação Especial, Inclusão Escolar, Avanços e entraves.

 

Teacher Training in Special Education in Distance Learning Modality: some Notes on Six Specialization Courses

 

Abstract 

Ongoing formation is a necessary element of teaching activity. The partnership with the university in providing this training has approached the basic education, a very important relationship for new research, as well as to improve initial training. Among the different training designs, training by area is hardly considered, specially focusing on the specificities of the target audience of special education. In this sense, a specialization course of 18 months in the semi-presencial modality contributed to 600 teachers and managers of the state education network from State of São Paulo to access the knowledge produced in the areas of hearing, intellectual, physical and visual impairments, global development disorder and high abilities. The participants evaluated that the course contributed to their teaching activities and to important reflections of the daily school life, such as the need for pedagogical political projects to incorporate more inclusive policies, cultures and practices into their texts. The need to change the organization of pedagogical work in order to meet the quality of each students singularity was another important aspect pointed, since the school should be transformed to promote teaching in a way that provides learning to everyone. Besides that, participants difficulty in reading and writing was evident in their final paper, which was required at the end of the course, and revels a relevant concerning regarding to teachers of basic education.


Keywords: Special education, School inclusion, Advances and obstacles

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Biografia do Autor

Silvana Galvani Claudino Kamazaki, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP

Doutoranda em Educação Escolar (UNESP/Araraquara), Mestra em Educação (UFPR), Psicóloga (UNESP/Bauru). Docente substituta na graduação em Psicologia - UNESP/Bauru.

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Faculdade de Ciências de Bauru / UNESP

Livre-docente em Educação Inclusiva (UNESP), Doutora e Mestre em Educação Especial (UFSCAR), Pedagoga (UNIMEP). Docente de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Ciências, UNESP, campus de Bauru

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília / UNESP

Livre-docente em Educação Especial (UNESP), Doutora em Educação (UNESP), Mestre em Educação Especial (UFSCAR), Pedagoga (USP). Docente de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília.

Ketilin Mayra Pedro, Centro de Ciências Humanas - Universidade do Sagrado Coração (Bauru/SP)

Pós-doutoranda em Psicologia (UNESP/Bauru); Doutora em Educação (UNESP/Marília e Universidade de Barcelona); Mestra em Educação (UNESP/Marília); Pedagoga (UNESP/Bauru). Docente na Universidade Sagrado Coração (Bauru/SP) - Linha de Pesquisa - Educação Especial. Superdotação.Tecnologia Educativa. 

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

Kamazaki, S. G. C., Capellini, V. L. M. F., Oliveira, A. A. S. de, & Pedro, K. M. (2017). Formação de Professores em Educação Especial na Modalidade EaD: alguns apontamentos sobre seis cursos de especialização. EaD Em Foco, 7(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v7i3.549

Edição

Seção

Estudos de Caso

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