A precarização do trabalho do tutor a distância na Universidade Aberta do Brasil: Relatos de um tutor a distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.519Resumo
O texto apresenta uma análise do trabalho do tutor nas universidades públicas Educação a Distância (EaD). Como pressuposto metodológico, foi realizada pesquisa bibliográfica calcada no conceito de ser-humano-genérico de Alves (2013), além de observações empíricas como tutor a distância do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília (UnB) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O foco dado ao trabalho é o da precarização do trabalho docente e modos de intensificação do trabalho. O referencial teórico apresentado é o da problematização da nova morfologia do trabalho?, precarizada através de otimização dos lucros inserida na docência através de tutoria remunerada através de bolsas de estudos. A relação de trabalho de tutor e a precarização do trabalho vivenciada empiricamente na UAB é comparada com os relatos sobre o CEDERJ. Concluímos que com a falta de regulação e sindicalização do trabalho docente a distância aliado a fragilidade do financiamento da UAB, tal forma de oferta de cursos a distância em instituições públicas pode acarretar em uma súbita interrupção desses serviços se não houver uma política pública de longo prazo capaz de regular e estabilizar tal oferta, sendo fundamental igualar as condições de trabalho docente dos cursos a distância com cursos presenciais.
Palavras-chave: Educação a distância, Precarização do trabalho, Trabalho docente, Formação humana.
The Precariousness of the Work of the Distance Tutor in the Open University of Brazil: Reports of a Distance Tutor
Abstract
This paper presents an analysis of the work of the tutor in public universities Distance Learning (DL). As methodological fundamentals, a bibliographical research based on the concept of human-generic of Alves (2013), as well as empirical observations as a distance tutor of the undergraduate course in Music of the University of Brasília (UnB) through Open University of Brasil (UAB). The focus of taken in this paper is the casualization of the teaching profession and ways of intensification of work. The presented theoretical framework is that of theproblematization the "new morphology of work" precarious through optimization of profits inserted in teaching through tutoring remunerated through scholarships. The relationship of the tutor's work and the precariousness of the work empirically experienced at the UAB is compared with the reports about CEDERJ. We conclude that in the absence of regulation and unionization of the teaching work distance allied with the fragility of the UAB financing, such as offering distance learning courses in public institutions may imply a sudden interruption of these services if there is no long-term public policy able to regulate and stabilize such offer, being fundamental to match the working conditions of teachers of distance learning courses with classroom courses.
Keywords: Distance Learning, Precariousness work, Professor work, Human formation.
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