Alfabetização em Foco: uma Análise Comparativa entre Instituições de Ensino Superior

Autores

  • Elaine Cristina Ferreira de Oliveira UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
  • Mara Rosana Pedrinho UNIRP - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO
  • Adriane Orenha Ottaiano UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.512

Resumo

O trabalho versa sobre os conteúdos relacionados ao tema alfabetização?, presentes nas disciplinas nos cursos de Pedagogia, nas modalidades presencial e à distância. De cunho documental, esta pesquisa tece algumas considerações acerca da formação dos docentes, no que tange a cursos para professores nas modalidades presencial e a distância (EaD). Apresenta uma análiseacerca do rol de atividades presentes por estas instituições, além do estudo das grades e disciplinas ofertadas no que diz respeito à leitura e escrita de alunos. Os resultados indicam que a instituição de ensino superior presencial possui mais matérias sobre alfabetização (um total de treze disciplinas) em relação à faculdade de ensino a distância (seis disciplinas). Estas e outras considerações complementares são explicitadas ao longo do presente artigo.


Palavras-chave: Formação docente, Alfabetização, Conteúdo curricular.


Literacy on focus: a comparative analysis between Institutions of Higher Education


Abstract

This study deals with the content related to the theme "literacy" present in the disciplines of a face-to-face as well as a distant and online course of Pedagogy. The research begins with a brief historical revisitation of higher education and teacher training, regarding face-to-face as well as distant and online courses for teachers. It also presents an analysis that shows the activities carried out by these institutions, besides the study of the syllabus and disciplines that focus on students reading and writing. The results show that the face-to-face institution has more subjects on literacy (thirteen subjects in all) in comparison to the distant education institution (six subjects). This finding and others shall be explained throughout this paper.


Keywords: Teacher Training, Literacy, Curriculum content.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina Ferreira de Oliveira, UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Mestranda do Programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos do Ibilce/Unesp, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus - São José do Rio Preto. Especialista em Formação de Professores de Língua Estrangeira pelo Ibilce/Unesp (2014) e Didática do Ensino Superior pela UNIRP (2012). Possui Aperfeiçoamento em Linguística de Corpus e Fraseologia Aplicadas à Prática Pedagógica de Professores de Língua Inglesa também pelo Ibilce/Unesp (2014). Graduada em Pedagogia, pela Unopar (2012) e em Letras (Português/Inglês) pela Unifev, Centro Universitário de Votuporanga (2007). Atualmente é professora estatutária de Educação Básica (PEB ? I) na Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga. Integrante do Projeto de Pesquisa: A compilação de materiais didáticos e glossários especializados baseados em corpora e sua contribuição para uma Pedagogia do Léxico e da Tradução, coordenado pela Profa. Dra. Adriane Orenha Ottaiano. Atua na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente em pesquisas que envolvem uma interdisciplinaridade entre Ensino de Língua Materna, Corpora de Aprendizes, Elaboração de material baseado em corpora, Linguística de Corpus, Fraseologia (colocações). 

Mara Rosana Pedrinho, UNIRP - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é docente curso de graduação do Centro Universitário de Rio Preto e professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, psicologia, administração, formação de professores, políticas públicas educacionais, relações escolares.

Adriane Orenha Ottaiano, UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Possui graduação em Letras com Habilitação para Tradutor, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo, e Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Pedagogia do Léxico, da Tradução e Linguística de Corpus, membro do grupo TEL -Tecnologia no Ensino de Línguas, e colaboradora do grupo Estudos de Corpora de Traduções - TradCorp: linguagem da tradução e interculturalidade para uma pedagogia da tradução. É Professora Assistente Doutora do Departamento de Letras Modernas, área de Língua Inglesa, da Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto, desde 2010, e Professora Assistente Doutora, nível II, desde 2014. Atua na Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da UNESP/IBILCE, nas linhas de pesquisa Estudos da Tradução e Pedagogia do Léxico e da Tradução a partir de corpora, tendo orientado alunos de iniciação científica, de mestrado e doutorado com bolsas CAPES, CNPq e FAPESP. Em 2015, realizou estágio na University of Surrey, no Reino Unido, (EDITAL Nº 03/2015-PROPG, do Programa de Apoio para a realização de Estágio no Exterior - PAREex). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente em pesquisas que envolvem uma interdisciplinaridade entre Estudos da Tradução, Ensino de Inglês como LE, Linguística de Corpus, Fraseologia (colocações e colocações especializadas), Fraseografia, Lexicologia/Lexicografia, bem como Terminologia/Terminografia.

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Publicado

2017-09-06

Como Citar

Oliveira, E. C. F. de, Pedrinho, M. R., & Ottaiano, A. O. (2017). Alfabetização em Foco: uma Análise Comparativa entre Instituições de Ensino Superior. EaD Em Foco, 7(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.512

Edição

Seção

Artigos Originais

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