Compreendendo a Importância das Competências Docentes na Educação a Distância: um olhar sobre um Curso Superior de Tecnologia

Autores

  • Fernando Ramos Lengler Faculdade CESUSC
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina
  • Emerson Correia da Silva Faculdade Cesusc
  • Silviane Luca de Avila Faculdade Cesusc

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.389

Resumo

Este artigo analisa o grau das competências necessárias para a atuação docente na modalidade educacional a distância e aponta quais podem ser aprimoradas para o seu exercício laboral, em uma instituição de ensino superior ofertante de cursos na modalidade. A pesquisa envolve a participação de atores envolvidos com a modalidade que possuem interação com os docentes atuantes. A pesquisa define-se como de natureza descritiva com caráter de estudo de caso. Os instrumentos de coleta são questionários com questões de múltipla escolha, documentos, observação direta e bibliografias. O método de investigação possui delineamento quali-quantitativo e as análises de dados foram realizadas abordando: análise interpretativa e análise estatística de dados. Os resultados indicam que os resultados apresentados podem ser potencializados com aprimoramentos dos docentes acerca das competências técnicas, relacionadas ao domínio pedagógico e domínio comunicativo, e das competências comportamentais, relacionadas ao domínio técnico e domínio pedagógico.

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Biografia do Autor

Fernando Ramos Lengler, Faculdade CESUSC

Professor dos Cursos de Administração e Gestão Comercial (EaD) da Faculdade CESUSC, mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina. Mestre em Administração Universitária pela UFSC, Bacharel em Ciências Econômicas pela PUCRS, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Especialização em Gestão e Marketing Estratégico de Negócios pela UFSC. Profissional com experiência em gestão, operações, logí­stica e planejamento financeiro, vendas e indicadores.

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências da Administração e professor associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração CPGA/UFSC e do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC. Além disso, é Diretor de Projetos no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina - CEPED UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância e gestão por competências. Avaliador de cursos do INEP e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Avaliador de artigos de revistas e eventos nacionais. Autor de vários artigos relacionados a área de Recursos Humanos em geral em eventos nacionais e internacionais.

Emerson Correia da Silva, Faculdade Cesusc

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professor do ensino superior da Faculdade Cesusc nos cursos de Administração e Design de Interiores, na mesma instituição coordena o projeto de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Metodologia da pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, grêmio estudantil, formação de professores, estudo de periódicos e educação a distância.

Silviane Luca de Avila, Faculdade Cesusc

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em 2014. Formada em Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais também pela UDESC, em 2009. Com experiência na área da alfabetização e trabalho por projetos. Possui interesse e estudos nas áreas de alfabetização, formação de professores e em Tecnologias de Comunicação e Informação e suas interfaces com a educação. Atualmente atua como Assessora Pedagógica da Faculdade Cesusc, mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina e é designer instrucional do CST em Gestão Comercial.

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Publicado

26-08-2016

Como Citar

Lengler, F. R., Dalmau, M. B. L., Silva, E. C. da, & Avila, S. L. de. (2016). Compreendendo a Importância das Competências Docentes na Educação a Distância: um olhar sobre um Curso Superior de Tecnologia. EaD Em Foco, 6(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.389

Edição

Seção

Artigos Originais