Aproxime-se: Programa de Extensão Universitária em EaD

Autores

  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcio Boaventura Junior Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcela Rosa de Lima Machado Universidade Federal de Minas Gerais
  • Wagner J. B. Corradi Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.324

Resumo

Este estudo analisa um programa de Extensão Universitária chamado Aproxime-se?, em que a própria etimologia do nome traz o aspecto central da ação realizada.Os participantes são alunos bolsistas de extensão universitária em Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo deste artigo é permitir a discussão dos aspectos relacionados à orientação acadêmica realizada na extensão, destinado a estudantes de graduação de formação em Educação a Distância. A educação universitária compreende as dimensões interligadas de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, na educação a distância ainda se constata o predomínio do ensino em detrimento à pesquisa e à extensão. O Programa Aproxime-se tem o objetivo diminuir as lacunas na formação de estudantes e de promover o pertencimento à universidade. Ao mesmo tempo, possibilita um diálogo entre a universidade e as cidades-polo e coloca os alunos bolsistas como protagonistas diante da realidade de sua cidade.A segunda edição desse Programa evidenciou as marcas positivas de aprendizagem para os alunos bolsistas, de abertura de diálogo e de aproximação das cidades-polo com a universidade.
Palavras-chave: Extensão universitária; Educação a distância; Aproxime-se.

 Aproxime-se?: Academic Extension Program in Distance Education

Abstract
This study analyses an Academic Extension Program named Aproxime-se? (Approaching). Its names etymology brings the central aspect of the action performed. The participants are scholarship students in Distance Education at the Federal University of Minas Gerais. The purpose of this article is to stimulate the discussion of aspects related to academic orientation conducted on Extension Program, intended for graduations students in Distance Education. The academic education consists of the interconnected dimensions of teaching, research and extension. Even though the Distance Education still notes the predominance of teaching over research and extension. The Program aims to decrease the gaps in the students learning and to promote belongingness in the university. At the same time, it enables a dialogue between the university and the cities that participate in the Program, and places the scholarship students as protagonists before the reality of their city. The second edition of this Program showed positive learning marks for scholarship students, dialogs opening and approximation of the cities that participate in the Program with the university.
Keywords: University extension; Distance Education; Aproxime-se?.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Rosa de Lima Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Pedagoga e Mestranda em Educação - FaE/UFMG
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3186361485821673

Publicado

2015-01-13

Como Citar

Paschoalino, J. B. de Q., Boaventura Junior, M., Machado, M. R. de L., & Corradi, W. J. B. (2015). Aproxime-se: Programa de Extensão Universitária em EaD. EaD Em Foco, 5(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.324

Edição

Seção

Estudos de Caso

Most read articles by the same author(s)