Acompanhamento do Desempenho das Atribuições de Tutores a Distância: Método e Ferramenta

Autores

  • Carlos Henrique Leitão Cavalcante Universidade Estadual do Ceará
  • Verônica Lima Pimentel de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Paulo Benicio Melo de Sousa Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO)

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.292

Resumo


Entre os diversos papéis dos atores da Educação a Distância, destaca-se o papel desempenhado pelo tutor a distância, responsável por realizar o acompanhamento acadêmico, por reforçar o conteúdo e tirar dúvidas dos alunos na disciplina. Dessa forma, é de grande importância para a qualidade do ensino a distância o monitoramento, o controle e o acompanhamento de suas atribuições. Esse trabalho de supervisão da tutoria é necessário, pois visa corrigir problemas inerentes ao papel dos tutores, evitando prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem nos cursos a distância. O estudo apresentado foi aplicado em 81 tutorias de um curso do programa UAB em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Nesse sentido, esta pesquisa possibilitou a classificação das atribuições de um tutor a distância, a delimitação de quais atribuições seriam monitoradas e um processo de definição de premissas e métricas de desempenho para cada uma dessas atribuições. Esse processo serviu de base para a criação de um mecanismo computacional, denominado MDTMoodle, que proporcionou a visualização do desempenho dos tutores a distância através de semáforos.

Palavras-chaves: Educação a distância; Tutoria a distância; Acompanhamento de tutoria. 


 Monitoring the Efficiency on Distance Tutors Roles: a Method and a Tool 

Abstract 
Among the various roles of the actors in Distance Learning, it is worth highlighting the role played by the tutor, who is responsible for performing academic monitoring, enhancing content, and taking questions from students on the subject matter. Therefore, monitoring, control, and accompaniment of tutors are very important for the quality of distance education. These will correct the problems, avoiding losses in the teaching and learning process. This work has been applied on 81 tutored online courses of a Higher Education Institution.   In this context, the research has enabled a classification of the tutor's assignments, the boundaries of which ones would be monitored, and the definition of assumptions and performance metrics for each of the assignments. This process formed the basis for the creation of a computational tool, called MDTMoodle, which provided the visualization of distance tutors' performances, using the concepts of traffic lights.

Keywords:  Distance learning; Distance tutoring; Tutor monitoring.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Leitão Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando. Mestrado Profissional em Computação Aplicada (MPCOMP), Universidade Estadual do Ceará

Publicado

2015-04-14

Como Citar

Cavalcante, C. H. L., de Sousa, V. L. P., & de Sousa, P. B. M. (2015). Acompanhamento do Desempenho das Atribuições de Tutores a Distância: Método e Ferramenta. EaD Em Foco, 5(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.292

Edição

Seção

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)