A Polifonia no Discurso Pedagógico do Tutor

  • Maira Penteado Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este estudo teve como objetivo expandir e incentivar a discussão sobre vozes sociais que compõem o trabalho do tutor. A perspectiva bakhtiniana tem que refletir a função comunicativa e interativa (ética e estética) da polifonia. Tais considerações teóricas contribuem para o desenvolvimento e qualidade da tutoria.

Palavras-chave: Tutoria; Bakhtin; Polifonia.

 


The Polyphony in Teaching the Tutor Speech


Abstract


This study aimed to expand and encourage discussion about social voices that compound tutor's work. Bakhtinian perspective has to reflect the communicative and interactive function (ethics and aesthetics) of polyphony. Such theoretical considerations contribute to the development and quality of tutoring process.

 

Keywords: Tutoring; Bakhtin; Polyphony.


Biografia do Autor

Maira Penteado, Universidade Federal de Santa Catarina
Pedagoga com habilitação em Multimeios e Informática Educativa - PUCRS, com a dissertação sobre Docência Universitária, EAD e comunicação. Mestranda em Educação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

Bakhtin, M. (2006). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

Faraco, C. A. (2009). Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola.

Moran, J. M. (2013). O que é educação a distância. Acesso em 01 de setembro de 2015, disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf

Rodrigues, C. A. F.; Schmidt; L. M.; Marinho, H. B. (2011). Tutoria em Educação a Distância. Acesso em 01 de setembro de 2015, disponível em http://suporte.nutead.org/suporte/wp-content/uploads/2013/02/Tutoria.pdf

Sobrinho, C. A. (2003). Mediação digital e pedagógica. Teias, 4(7-8), 1-13. Disponível em http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/220

Xavier, A. C. S. (2002). O hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas.

Publicado
2015-12-19
Como Citar
Penteado, M. (2015). A Polifonia no Discurso Pedagógico do Tutor. EaD Em Foco, 5(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.258
Seção
Artigos Originais