A Polifonia no Discurso Pedagógico do Tutor
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.258Resumo
Este estudo teve como objetivo expandir e incentivar a discussão sobre vozes sociais que compõem o trabalho do tutor. A perspectiva bakhtiniana tem que refletir a função comunicativa e interativa (ética e estética) da polifonia. Tais considerações teóricas contribuem para o desenvolvimento e qualidade da tutoria.
Palavras-chave: Tutoria; Bakhtin; Polifonia.
The Polyphony in Teaching the Tutor Speech
Abstract
This study aimed to expand and encourage discussion about social voices that compound tutor's work. Bakhtinian perspective has to reflect the communicative and interactive function (ethics and aesthetics) of polyphony. Such theoretical considerations contribute to the development and quality of tutoring process.
Keywords: Tutoring; Bakhtin; Polyphony.
Downloads
Referências
Bakhtin, M. (2006). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
Faraco, C. A. (2009). Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola.
Moran, J. M. (2013). O que é educação a distância. Acesso em 01 de setembro de 2015, disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf
Rodrigues, C. A. F.; Schmidt; L. M.; Marinho, H. B. (2011). Tutoria em Educação a Distância. Acesso em 01 de setembro de 2015, disponível em http://suporte.nutead.org/suporte/wp-content/uploads/2013/02/Tutoria.pdf
Sobrinho, C. A. (2003). Mediação digital e pedagógica. Teias, 4(7-8), 1-13. Disponível em http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/220
Xavier, A. C. S. (2002). O hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.