Incorporando a Teoria da Mudança no Desenvolvimento de uma Política Pública para o Ensino Superior à Distância no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2540

Palavras-chave:

Reuni Digital, Políticas públicas, Teoria da mudança, Ensino superior, educação à distância

Resumo

Este estudo mapeou a estrutura lógica de uma política pública para expandir o ensino superior à distância no Brasil, com base na Teoria da Mudança. A pesquisa analisa as três principais abordagens da teoria - narrativa, visão geral e causal - e desenvolve um modelo de Teoria da Mudança para a avaliação futura dessa política pública. O uso de evidências empíricas do Programa Reuni Digital serve como um estudo de caso aprofundado que demonstra a aplicação da Teoria da Mudança no mundo real e reforça a eficácia dessa abordagem para encontrar problemas públicos durante a fase de concepção; coordenar efetivamente as atividades de intervenção durante a implementação; e avaliar os resultados e os impactos do programa por meio de indicadores durante a fase de avaliação. Dessa forma, este estudo confirma o potencial de aprendizado nos processos de planejamento de programas públicos, em que as abordagens narrativa, geral e causal se destacam por seus elementos distintos, mas complementares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Henrique dos Anjos, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na linha de pesquisa em Políticas Públicas. Anteriormente, atuou como pesquisador junto à Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE) e à Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (UnB). Possui mestrado em Gestão Pública e Sociedade pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi distinguido em 1 lugar no prêmio Mérito Acadêmico. Foi professor substituto na UNIFAL-MG, onde lecionou as disciplinas: Administração Pública Brasileira, Instituições Políticas Brasileiras, Modelos de Democracia, Marketing Público, Projetos Públicos e Avaliação de Políticas Públicas; e professor colaborador/voluntário na UnB, onde lecionou Metodologia Científica Aplicada. Áreas de interesse e atuação: implementação de políticas públicas, políticas educacionais, instrumentos governamentais, governança pública e seus stakeholders.

Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1984), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e Doutorado em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (2000). Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS)(2012-2016). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Líder de Tema da Divisão Acadêmica de APB da ANPAD no biênio 2015-2018. Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica - APB- Administração Pública da ANPAD. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Administração Pública - SBAP.(Nov.2020-JUN2022). Membro da Rede de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Membro da Comunidade GIGAPP Grupo de Investigación em Gobierno, Administación y Politicas Públicas (Madrid, Spain). Tem experiência na área de Administração, atuando, principalmente, na linha de pesquisa Políticas Públicas, com pesquisas nas áreas temáticas: Administração Pública; Políticas Públicas; Agenda, Formulação, Implementação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Desenvolvimento. Também possui experiência em Elaboração e avaliação de projetos e Análise financeira.

Luana Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV). Faz parte da Comissão Coordenadora do Curso de Administração da UFV. Atua no Programa de Pós Graduação em Administração PPGAdm/UFV como orientadora de mestrado e de doutorado e como integrante da Comissão Coordenadora. É líder de tema da Anpad "Casos e Aplicações de Políticas Públicas: tradição de policy orientantion". Pesquisa na área políticas públicas de diferentes áreas como agricultura familiar, educação e saúde. 

Referências

AGUIAR PEREIRA, C. M. G.; SALLES-FILHO, S. L. M. Tipos ideais e Teoria da Mudança: proposição de modelo de avaliação para a comunicação pública de ciência e tecnologia. Journal of Science Communication América Latina, v. 5, n. 2, p. A03, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22323/3.05020203 Acesso em: 10 mar. 2024.

ANDERSON, A. A. Theory of change. The Aspen Institute Roundtable on Community Change, n. 36, 2005.

BRASIL. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 25 abr. 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm Acesso em: 9 jul. 2024.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: 10 jul. 2024.

BRASIL. Plano Estratégico Institucional - 2020/2023. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020.

BRASIL. Programa de Expansão da EaD nas Universidades Federais – Reuni Digital. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/reunidigital Acesso em: 16 set. 2024.

BREUER, E. et al. Beyond the project: Building a strategic theory of change to address dementia care, treatment, and support gaps across seven middle-income countries. Dementia, v. 21, n. 1, p. 114–135, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/14713012211029105 Acesso em: 19 jan. 2024.

CHAPMAN, S. et al. Theory of Change in Complex Research for Development Programmes: Challenges and Solutions from the Global Challenges Research Fund. The European Journal of Development Research, v. 35, n. 2, p. 298–322, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1057/s41287-023-00574-0 Acesso em: 1 fev. 2024.

DOUTHWAITE, B.; AHMAD, F.; SHAH, G. M. Putting Theory of Change into Use in Complex Settings. Canadian Journal of Program Evaluation, v. 35, n. 1, p. 35–52, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3138/cjpe.43168 Acesso em: 10 mar. 2024.

GIMENEZ, A. M. N. et al. O uso da Teoria da Mudança para avaliar a integração curricular da extensão universitária. Revista Eletrônica de Educação, v. 17, p. e6157050, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.14244/198271996157 Acesso em: 13 jan. 2024.

GOODIER, S.; APGAR, M.; CLARK, L. State of the art on use of Theory of Change in the development sector. IDS Briefing Note, n. 7, p. 1–11, 2018.

GOODING, K. et al. Using theories of change to design monitoring and evaluation of community engagement in research: experiences from a research institute in Malawi. Wellcome Open Research, v. 3, p. 8, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.12688/wellcomeopenres.13790.1 Acesso em: 25 mar. 2024.

GREADY, P.; ROBINS, S. Transitional Justice and Theories of Change: Towards evaluation as understanding. International Journal of Transitional Justice, v. 14, n. 2, p. 280–299, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1093/ijtj/ijaa008 Acesso em: 10 mar. 2024.

GUGERTY, M. K. Theory of Change and Logic Models. In: The Oxford Handbook of Program Design and Implementation Evaluation. Oxford: Oxford University Press, 2023. p. 109-C5P74. Disponível em: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780190059668.013.5 Acesso em: 1 fev. 2024.

INEP. Censo da Educação Superior 2008. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2009.

INEP. Censo da Educação Superior 2014. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.

INEP. Censo da Educação Superior 2018. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020.

INEP. Censo da Educação Superior 2019. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2021.

INEP. Painel de monitoramento do Plano Nacional de Educação - PNE. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-de-monitoramento-do-pne Acesso em: 31 ago. 2024.

JONES, V. Environmental Education and the new curriculum for Wales: an evaluation of how a family of schools in a rural area used a Theory of Change approach. Environmental Education Research, v. 29, n. 3, p. 392–409, 2023.

Disponível em: https://doi.org/10.1080/13504622.2022.2137470 Acesso em: 10 jul. 2024.

KOLEROS, A.; MAYNE, J. Using Actor-Based Theories of Change to Conduct Robust Evaluation in Complex Settings. Canadian Journal of Program Evaluation, v. 33, n. 3, p. 292–315, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3138/cjpe.52946 Acesso em: 10 mar. 2024.

MASON, P.; BARNES, M. Constructing Theories of Change. Evaluation, v. 13, n. 2, p. 151–170, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1356389007075221 Acesso em: 1 fev. 2024.

MAYNE, J. Useful Theory of Change Models. Canadian Journal of Program Evaluation, v. 30, n. 2, p. 119–142, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.3138/cjpe.230 Acesso em: 18 mar. 2024.

MAYNE, J. Assumptions in theories of change. Evaluation and Program Planning, v. 98, p. 102276, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.evalprogplan.2023.102276 Acesso em: 10 mar. 2024.

MIGONE, A.; HOWLETT, M.; HOWLETT, A. Paradigmatic stability, ideational robustness, and policy persistence: exploring the impact of policy ideas on policy-making. Policy and Society, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1093/polsoc/puae004 Acesso em: 10 mar. 2024.

MINTZ, J.; ROBERTS, A. Prospects for applying a theory of change model to the use of research evidence in autism education. Frontiers in Education, v. 8, jun. 2023, p. 1–10. Disponível em: https://doi.org/10.3389/feduc.2023.987688 Acesso em: 18 mar. 2024.

MITCHELL, A. S. Rethinking theories of change in the light of enactive cognitive science: Contributions to community‐scale local sustainability initiatives. Systems Research and Behavioral Science, v. 38, n. 4, p. 448–458, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1002/sres.2678 Acesso em: 13 mar. 2024.

MONTANO, L. J. et al. Co-learning through participatory evaluation: an example using Theory of Change in a large-scale EU-funded tourism intervention. Journal of Sustainable Tourism, v. 0, n. 0, p. 1–20, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09669582.2023.2227781 Acesso em: 18 mar. 2024.

PERDIGÃO, D. M.; HERLINGER, M.; WHITE, O. M. Teoria e prática da pesquisa aplicada. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2012.

REINHOLZ, D. L.; ANDREWS, T. C. Change theory and theory of change: what’s the difference anyway? International Journal of STEM Education, v. 7, n. 1, p. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s40594-020-0202-3 Acesso em: 10 mar. 2024.

ROLFE, S. Combining Theories of Change and Realist Evaluation in practice: Lessons from a research on evaluation study. Evaluation, v. 25, n. 3, p. 294–316, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1356389019835229 Acesso em: 10 mar. 2024.

SAVAYA, R.; WAYSMAN, M. The Logic Model. Administration in Social Work, v. 29, n. 2, p. 85–103, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1300/J147v29n02_06 Acesso em: 18 mar. 2024.

VOGEL, I. Review of the use of ‘Theory of Change’ in international development: Review Report. UK Department of International Development Review, n. 83, 2012.

WEISS, C. H. Nothing as Practical as Good Theory: Exploring Theory-Based Evaluation for Comprehensive Community Initiatives for Children and Families. New Approaches to Evaluating Community Initiatives, v. 1, n. 1, p. 65–92, 1995.

Publicado

18-11-2025

Como Citar

Anjos, F. H. dos, Silveira, S. de F. R., & Santos, L. F. dos. (2025). Incorporando a Teoria da Mudança no Desenvolvimento de uma Política Pública para o Ensino Superior à Distância no Brasil. EaD Em Foco, 15(1), e2540. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2540

Edição

Seção

Estudos de Caso