Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem nos Cursos Técnicos de ACS e ACE Ofertados pelo Programa Saúde com Agente
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2533Palavras-chave:
Profissionais da saúde, Educação a distância, Metodologia ativa, Educação permanenteResumo
O presente artigo buscou compreender como o fórum de discussão a distância sobre metodologias ativas qualificou a prática dos tutores nas suas interações e na sua formação no âmbito do Projeto Saúde com Agente (PSA), que foi instituído pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A formação foi realizada em um Curso de Extensão de Formação de Tutores e Supervisores, na modalidade a distância, construído a partir da proposta pedagógica de metodologias ativas na Área da Saúde. A abordagem qualitativa norteou o estudo e a análise dos dados a partir do método de análise de conteúdo sob a perspectiva de Bardin. Foram levantadas 9 categorias com as suas unidades de registro (UR) respectivamente. Dessas, as categorias que melhor responderam aos objetivos da pesquisa, foram i. a qualificação da formação de tutores; ii. a ressignificação do conhecimento/novas abordagens e iii. contribuições para o processo de atuação. A partir das categorias levantadas, compreendeu-se que a atividade de discussão no fórum proporcionou uma maior qualificação da prática dos tutores por oportunizar um espaço seguro e dinâmico para o compartilhamento de ideias, experiências e reflexão relacionados às Metodologias Ativas. Os espaços de reflexão proporcionam a construção de novos saberes e ampliam as possibilidades de promover estratégias educacionais significativas, o que favorece o protagonismo dos alunos.
Palavras-chave: Profissionais de saúde. Educação permanente. Educação a distância. Metodologias ativas.
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