Arquitetura Pedagógica Inclusiva em Ação: Ensinando Sistemas Complexos a Pessoas com Deficiência Visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2513

Palavras-chave:

Complex Systems., Inclusive Education., Visual Impairment., Pedagogical Architecture., Multi-Agent Simulation.

Resumo

Este artigo apresenta uma arquitetura pedagógica inclusiva voltada para a aprendizagem de sistemas complexos por estudantes com deficiência visual (DV). A proposta
utiliza o laboratório virtual acessível Netvoice, uma extensão do NetLogo, com recursos de
sonificação e inteligência artificial (IA). A arquitetura foi organizada em cinco etapas e testada
com cinco estudantes, incluindo dois com DV. Com base na metodologia Design Science Research (DSR), a análise qualitativa dos dados demonstrou que a arquitetura contribuiu
significativamente para a compreensão dos conceitos de sistemas complexos e para o
desenvolvimento da autonomia dos alunos, possibilitando a exploração independente dos
modelos computacionais.


Palavras-chave: Sistemas complexos. Educação inclusiva. Deficiência visual. Arquitetura
pedagógica. Simulação multiagente.

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Publicado

02-12-2025

Como Citar

Jacauna, R. D. P., Coelho, D. P. J., & Menezes, C. S. de. (2025). Arquitetura Pedagógica Inclusiva em Ação: Ensinando Sistemas Complexos a Pessoas com Deficiência Visual. EaD Em Foco, 15(1), e2513. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2513

Edição

Seção

Artigos Originais