Indicadores de Egressos: uma Análise do Acompanhamento de Estudantes Pós-Formação de Cursos EAD da Área de Gestão
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2498Palavras-chave:
Educação a distância;, indicadores, egressos, Ensino superiorResumo
O objetivo desse artigo é discutir aspectos relacionados ao acompanhamento de egressos, com indicadores relevantes e sua influência na melhoria do ensino superior. Adotou-se uma abordagem baseada na análise de dados secundários de uma pesquisa realizada com egressos de cursos EaD na área de gestão em uma IES privada no Paraná. A análise apresentou quatro categorias: perfil pessoal e profissional, impacto social no trabalho, soft skills e relação com o trabalho. Os resultados mostram que um currículo alinhado ao mercado, networking, oportunidades de estágio e monitoramento de egressos são essenciais para aumentar a empregabilidade e aprimorar o desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: Educação a distância. Indicadores de egressos. Ensino superior
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR – ABMES. ABMES e Symplicity apresentam dados sobre a trajetória profissional de egressos. 20 fev. 2024. Disponível em: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/5022/abmes-e-symplicity-apresentam-dados-sobre-a-trajetoria-profissional-de-egressos Acesso em: 28 fev. 2024.
AGÊNCIA BRASIL. Inteligência artificial e o impacto nos empregos e profissões: automação poderá extinguir certas formas de trabalho e criar outras. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-08/inteligencia-artificial-e-o-impacto-nos-empregos-e-profissoes Acesso em: 29 maio 2024.
AGENDA 2030. ODS: Objetivos de desenvolvimento sustentável. 2015. Disponível em: http://www.agenda2030.com.br/ Acesso em: 28 de maio de 2024.
ANDRIOLA, W. B.; LIMA, L. A. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, p. 104-125, 2018.
BRITO, M. R. F. de. O SINAES e o ENADE: da concepção à implantação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 13, n. 3, p. 841-850, 2008.
COSTA, G. M.; ALMEIDA, L. G.; FIGUEIREDO, M. S. O acompanhamento de egressos na educação superior: potencialidades e limites para a avaliação e melhoria dos cursos. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 28, n. 2, p. 471-488, maio/ago. 2023.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação da educação superior: democratização, qualidade e responsabilidade social. Campinas: Autores Associados, 2003.
DOGARA, G. et al. Developing soft skills through project-based learning in technical and vocational institutions. International Journal of Engineering and Advanced Technology (IJEAT), v. 9, n. 1, p. 5872–5877, out. 2019.
DORNELLES, A. E.; PANOZZO, V. M.; REIS, C. N. dos. Juventude latino-americana e mercado de trabalho: programas de capacitação e inserção. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 81-90, 2016.
FERNANDES, D. R. Uma contribuição sobre a construção de indicadores e sua importância para a gestão empresarial. Revista da FAE, v. 7, n. 1, p. 59-69, 2004.
GOMES, A. C. B.; KLEIN, A. Z. O desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe a distância com o uso do metaverso second life. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 2, p. 343-375, 2013.
HUNGRIA, F. J. A.; VICTOR, R. Conectando soft skills ao processo pedagógico: desafios e tendências na educação do século XXI. Vox Humana: Journal of Social Affairs, v. 3, n. 1, p. 1-7, 2024.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LIMA, L. A.; ANDRIOLA, W. B. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 23, n. 1, p. 104-125, 2018.
MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 8. ed. São Paulo: Futura, 2000.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1996.
MORAES, J. P.; BUCCO, G. B.; ROCHA-DE-OLIVEIRA, S.; MENDES COSTA, S. D. A inserção profissional dos egressos do curso de Administração no Brasil: análise do perfil, formação e trabalho e proposição de uma tipologia de inserção brasileira. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador, v. 12, n. 2, p. e3113, 2023.
MORAES, J. P.; WISSMANN, A. D. M.; JEREMIAS JUNIOR, J.; ANDRADE, A. G. M. Uma análise da inserção profissional dos egressos do curso de Administração no Brasil. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 23, n. 5, p. 1-29, 2022.
OECD. Education at a glance 2021: OECD indicators. Paris: OECD Publishing, 2021. Disponível em: https://www.oecd.org/education/education-at-a-glance/ Acesso em: 7 maio 2025.
PENA, M. D. C. Acompanhamento de egressos: uma análise conceitual e sua aplicação no âmbito educacional brasileiro. Educação & Tecnologia, v. 5, n. 2, 2010.
PETRINI, M.; SCHERER, P.; BACK, L. Modelo de negócios com impacto social. Revista de Administração de Empresas, v. 56, p. 209-225, 2016.
POSSA, L. C.; SANTANA, J. M.; MUNHOZ, E. S. Acompanhamento de egressos na educação superior: potencialidades para a gestão acadêmica e a avaliação institucional. Avaliação, Campinas, v. 26, n. 2, p. 502-519, 2021.
PRATES, M. L. Uso do Big Data na construção de valor no varejo: estudo de caso do Walmart. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
ROZADOS, H. B. F. Uso de indicadores na gestão de recursos de informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 3, n. 2, p. 60-76, 2005.
SCHULZ, B. The importance of soft skills: education beyond academic knowledge. 2008. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.599.9539&rep=rep1&type=pdf Acesso em: 18 jun. 2025.
SILVA, A. R. da et al. Uma análise quantitativa dos determinantes da evasão no ensino superior EaD. EaD em Foco, v. 15, n. 1, e2322, 2025.
SILVA, F. A.; TARDIVO, R. D.; COSTA, H. G.; SILVA, J. R. da. A implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: estudo de caso em Birigui (São Paulo, Brasil). Sustainability, v. 14, n. 19, p. 12746, 2022.
SMALL, L.; SHACKLOCK, K.; MARCHANT, T. Employability: a contemporary review for higher education stakeholders. Journal of Vocational Education and Training, v. 70, n. 1, p. 148-166, 2018.
SOMALINGAM, A.; SHANTHAKUMARI, R. Testing and exploring graduate employability skills and competencies. International Journal of Advancement in Education and Social Sciences, v. 1, n. 2, p. 36-46, 2013.
SCHWARTZMAN, S. Educação superior e desenvolvimento: desafios para a América Latina. São Paulo: Moderna, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.