Fatores que Influenciam a Aceitação do M-Learning da Aprendizagem em Estruturas do Ensino Superior da Modalidade Educação a Distância - EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2495

Palavras-chave:

M-learning, Educação superior, Aceitação da tecnologia

Resumo

Com a rápida expansão de usuários de dispositivos móveis, principalmente por parte dos estudantes universitários, o m-learning tornou-se um estilo moderno de aprendizagem. Os dispositivos de computação móvel, com características como portabilidade e flexibilidade, possibilitam que os estudantes situem sua aprendizagem de forma informativa, experimentem a aprendizagem com problemas do mundo real e a personalizem de acordo com sua realidade. Este estudo tem o objetivo de mensurar a aceitação dos estudantes do ensino superior que utilizam o m-learning na aprendizagem na modalidade educação a distância, tendo como base a Teoria Unificada de Aceitação e Tecnologia. Foi desenvolvido um questionário considerando os construtos de Autogestão de Aprendizagem Móvel; Interatividade; Facilidade de Uso Percebida; Facilidade de Uso Percebida e Influência Social. Participaram deste estudo o total de 477 alunos de uma instituição de ensino superior de modalidade ensino a distância. Os resultados evidenciaram quatro construtos (Autogestão de Aprendizagem Móvel, Facilidade de Uso, Utilidade de Uso Percebida e Influência Social), sendo, o modelo teórico inicial redesenhado para este contexto. O novo modelo foi testado com PLS-SEM e os resultados mostraram que a “Autogestão de Aprendizagem Móvel” não apresenta influência significativa na aceitação do m-learning e que a “Influência Social” é o construto que mais impacta na aceitação, seguida pela “Utilidade de Uso Percebida” e pela “Facilidade de Uso”.   

  

Palavras-chave: Educação superior. M-learning. Aceitação da tecnologia.

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Publicado

28-03-2025

Como Citar

Bett, A., & Tezza, R. (2025). Fatores que Influenciam a Aceitação do M-Learning da Aprendizagem em Estruturas do Ensino Superior da Modalidade Educação a Distância - EAD. EaD Em Foco, 15(1), e2495. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2495

Edição

Seção

Estudos de Caso