Adaptações do Ensino a Distância para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2472Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, Ensino a distância, AdaptaçõesResumo
As diretrizes estabelecidas pela Lei nº 13.146 de 2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, enfatiza a importância de criar ambientes inclusivos para o ensino de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Através de uma análise documental feita pelos autores enquanto agentes em instituições paulistas de ensino superior pública presencial (Universidade de São Paulo) e a distância (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), o presente artigo examina adaptações e identifica ferramentas e estratégias de aproveitamento e de processos de avaliação voltado para pessoas com TEA. O objetivo central é levantar abordagens pedagógicas adequadas, incorporando estratégias de ensino, tecnologias assistivas e outras intervenções que promovam o acesso, a participação ativa e a aprendizagem dentro deste universo. Em particular, nesta análise identificamos aspectos mais facilmente atendidos no ensino a distância comparativamente ao presencial.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista. Ensino a distância. Adaptações.
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