A Olimpíada Interna de Contabilidade como Instrumento de Avaliação de Curso
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2470Palavras-chave:
Avaliação, Qualidade de ensino, Olimpíadas acadêmicasResumo
O crescimento do número de matrículas em Instituições de Ensino Superior no Brasil vem acompanhado com a preocupação da qualidade de ensino ofertada. Esta preocupação torna-se fato com o baixo desempenho dos alunos de Ciências Contábeis tanto no Exame Nacional de Desempenho quanto no Exame de Suficiência promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade. Além destas avaliações, as Olimpíadas Internas de Contabilidade surgem como projeto de extensão para contribuir como um mecanismo alternativo de avaliação interno. O objetivo deste artigo é o de debater como a Olimpíada Interna de Contabilidade pode contribuir para o monitoramento do desempenho acadêmico do corpo discente e apontar medidas de aperfeiçoamento no processo de ensino aprendizagem, principalmente no Ensino à Distância. A metodologia aplicada é a pesquisa documental em relatórios de desempenho dos alunos gerados pelas III e IV edições da Olimpíada Interna de Contabilidade da Faculdade de Administração e de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A partir destas informações, este estudo aponta alternativas a serem implementadas de forma a alinhar o processo de ensino aprendizagem das disciplinas com baixo desempenho acadêmico.
Palavras-chave: Qualidade de ensino. Avaliação. Olimpíadas acadêmicas.
Downloads
Referências
ANDRADE, S. I. de. COMPANIES IN THE HIGHER EDUCATION MARKET IN BRAZIL AND THEIR STRATEGIC DECISIONS FROM 2007 TO 2021. Educação & Sociedade, v. 44, p. e273744, 2023.
ARAÚJO, E. F. de; PEREIRA, A. G.; FÁVERO, L. P. L. Relação entre modalidade de ensino e desempenho acadêmico: análise multinível do ENADE em Ciências Contábeis. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 34, n. 2, p. 1-23, 2024.
BANDEIRA, L. dos S.; MEURER, A. M.; SILVA, J. B. Ensino Presencial versus Ensino à Distância: O Que os Índices de Aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade Revelam?. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e2105, 2024. Disponível em: https://EaDemfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2105 Acesso em: 28 dez. 2024.
BARBINO, M. A. et al. Desempenho no Enade 2018 dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis do Brasil na Modalidade Presencial e a Distância. RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria, [S. l.], v. 16, n. 2, 2024. DOI: 10.5380/rcc.v16i2.93198. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rcc/article/view/93198 Acesso em: 29 dez. 2024.
BERTOLIN, J.; MCCOWAN, T.; BITTENCOURT, H. R. Expansion of the distance modality in brazilian higher education: implications for quality and equity. Higher Education Policy, v. 36, n. 2, p. 231, 2023.
BIELSCHOWSKY, C. E. Qualidade na Educação Superior a Distância no Brasil: Onde Estamos, para Onde Vamos?. EaD em Foco, [S. l.], v. 8, n. 1, 2018. DOI: 10.18264/EaDf.v8i1.709. Disponível em: https://EaDemfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/709. Acesso em: 29 dez. 2024.
BRANCO, J. C. S.; DOS PASSOS, D. O. R. Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 2, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Notas Estatísticas da Educação Superior 2023. Brasília: Inep, 2024. Disponível em https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2023.pdf Acesso: 29 dez. 2024.
BRASIL. Decreto n. 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9235.htm#art97 Acesso em: 29 dez. 2024.
BUSNARDO, F. de M. G. et al. O Ensino Superior a Distância no Brasil: onde Estamos e para onde Queremos Ir?. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 2, p. e2230, 2024. DOI: 10.18264/EaDf.v14i2.2230. Disponível em: https://EaDemfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2230 Acesso em: 29 dez. 2024.
CARVALHO, C. H. A. de; LIMA, R. da S. Strategies and movements of large publicly held higher education groups between 2007 and 2021. Revista Brasileira de Educação, v. 29, p. e290091, 2024.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Relatórios Estatísticos do Exame de Suficiência. Disponível em https://cfc.org.br/registro/exame-de-suficiencia/relatorios-estatisticos-do-exame-de-suficiencia/ Acesso em: 29 dez. 2024.
DA SILVA, A. O. et al. O crescimento da EaD: análise do censo do ensino superior de 2020. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 7, n. 3, p. 853-866, 2023.
DALLA ROSA, V.; VIEIRA, M. M. M. Mercantilização e precarização do trabalho docente no ensino superior privado. Revista Thema, v. 22, n. 1, p. 212-230, 2023.
DE SOUZA, S. C. V.; CHAVES, V. L. J. Financeirização do Ensino Superior Privado-Mercantil e a atuação de Grupos Educacionais estrangeiros no Brasil: Financialization of Private-Mercantile Higher Education and the performance of foreign Educational Groups in Brazil. Revista Cocar, n. 20, 2023.
GOMES, D. C.; SORIA, S. LABOR REFORM AND TEACHING WORK IN PRIVATE HIGHER EDUCATION IN BRAZIL. Cadernos de Pesquisa, v. 52, p. e08714, 2022.
LIMA RODRIGUES, L. et al. Factors affecting success in the professional entry exam for accountants in Brazil. Accounting Education, v. 27, n. 1, p. 48-71, 2018.
MELLO, S. et al. Promoting inclusion and equity in Higher Education: Is this the role of distance learning in Brazil?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, p. e0233736, 2022.
Olimpíada Brasileira de Contabilidade. Disponível em: http://www.obc.unb.br Acesso em: 29 dez. 2024.
SANTOS, M. C. C. dos; RIBEIRO, M. E. da S. Expansion of Distance Learning: Universidade Pitágoras Unopar under the logic of financialization. Práxis Educativa, v. 19, 2024.
SILVA JUNIOR, A. et al. Happiness! I passed the entrance exam, but the college is private: paradoxes of Brazilian higher education. Education Policy Analysis Archives-EPAA, v. 25, n. 97, p. 1-35, 2017.
REZENDE, M. The effects of accountability on higher education. Economics of Education Review, v. 29, n. 5, p. 842-856, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.