CONTEMPORANEIDADE E SERVIÇO SOCIAL: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v5i2.246Resumo
A inclusão pressupõe a mudança de paradigmas, a criação ou adaptação de estratégias pedagógicas. Nessa perspectiva, esta abordagem é um estudo de caso, acerca da acessibilidade na Educação a Distância de um acadêmico deficiente visual cego no curso de Serviço Social de uma Instituição de Ensino Superior (IES) na cidade de Parauapebas, sudeste do Pará. Refletir sobre o processo de inclusão no ensino superior a distância, analisar as condições oferecidas pela IES na construção dos saberes sistematizados e evidenciar a importância de uma política inclusiva são objetivos deste relato. A metodologia é de natureza bibliográfico-analítica, na qual autores como Libâneo (2004), Iamamoto (2006), Oliveira (2009), entre outros contribuem assim como, a partir da entrevista-questionário. Não é pretensão de esta proposta macular a função social da Instituição, tampouco apresentar soluções, mas propor reflexões sobre a política de democratização do ensino na modalidade a distância na perspectiva da acessibilidade no ensino superior.
Palavras-chave: Educação a distância; Serviço social; Deficiente visual; Acessibilidade.
Contemporary and Social Welfare: The Formation of Professional Social Worker in Distance Education in Times of Inclusion
Abstract
Inclusion requires a change of paradigms, the creation or adaptation of teaching strategies. From this perspective, the approach is based on a case study about accessibility in the Distance Education Social Welfare Service course from a Higher Higher Education Institution (IES) for visually impaired public in Parauapebas city, southeastern city of Para. The objectives of this of this article are to reflect on the inclusion process in higher education at a distance, to analyze the conditions offered by IES on construction of systematized knowledge and to highlight the importance of an inclusive politic. The methodology is based on a bibliographic analysis in which, authors, as Libâneo (2004), Iamamoto (2006), Oliveira (2009), and others contribute to the discussion, as well as, the interview-questionnaire. This paper does not intended to question social function of the institution, nor to present solutions, but to propose reflections on the democratization of education policy in the distance from the perspective of accessibility in higher education.
Keywords: Distance education; Social service; Visual deficient; Accessibility.
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