O Uso de uma Metodologia Ativa na Formação de Professores que Ensinam Matemática durante um Encontro Presencial de um Curso à Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2443Palavras-chave:
Formação de professores, Método Jigsaw, Educação matemática, Metodologias ativas, Aprendizagem cooperativaResumo
O artigo aborda a formação à distância de professores que ensinam Matemática, com foco no uso de metodologias ativas em encontros presenciais. Sua relevância justifica-se pelo crescimento da educação a distância no Brasil e seu papel na formação docente. Para tanto, o artigo tem o objetivo de analisar uma experiência realizada presencialmente no segundo semestre de 2024, durante uma disciplina de Matemática de um curso à distância de Licenciatura em Pedagogia. No referencial teórico, defende-se que a formação de professores na modalidade EaD deve ir além da simples instrumentalização, promovendo a construção de uma base teórica, a reflexão crítica e o desenvolvimento da autonomia. A prática pedagógica foi conduzida pelos tutores presenciais com base no método Jigsaw, que estimula a aprendizagem cooperativa e o compartilhamento de conhecimentos entre os participantes. A pesquisa qualitativa utilizou formulários para avaliar a atividade e revelou um feedback positivo dos estudantes, que valorizam a troca de experiências e a conexão entre teoria e prática. Na conclusão, o estudo reforça o papel da aprendizagem cooperativa na formação docente, sugerindo melhorias futuras e indicando como esses encontros presenciais podem promover um aprendizado mais significativo e integrado.
Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Matemática. Metodologias Ativas. Aprendizagem Cooperativa. Método Jigsaw.
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