Pensamento Computacional por meio da Computação Desplugada: uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2406Palavras-chave:
Ensino de computação, Criatividade, Resolução de problemas, Ensino fundamental anos iniciaisResumo
O presente estudo tem como objetivo identificar na literatura a importância de utilizar a Computação Desplugada para promover o Pensamento Computacional de forma eficaz na educação. Para a metodologia, foi utilizado o método PRISMA 2020, dividindo a pesquisa em três fases: identificação, triagem e inclusão. As buscas foram realizadas em janeiro de 2024 nas fontes: Google Acadêmico, SciELO, Renote e SBC (Sociedade Brasileira de Computação), utilizando os descritores, "pensamento computacional" AND "computação desplugada" AND "ensino fundamental". Foi estabelecido um recorte temporal no período de 2019 a 2023, resultando em um total de 586 artigos identificados (Google Acadêmico - n= 580; SciELO – n= 1; Renote – n=3 e SBC - n=2). Destes, 30 artigos foram revisados, dos quais 20 foram selecionados para compor o corpus da pesquisa. Constatou-se que as atividades desplugadas têm um impacto positivo na promoção do Pensamento Computacional, evidenciando sua relevância mesmo em ambientes com recursos tecnológicos limitados. A integração curricular e o potencial interdisciplinar da Computação Desplugada são destacados como elementos fundamentais para uma educação mais abrangente e significativa. Conclui-se que é necessário desmistificar a ideia que o Pensamento Computacional está relacionado apenas à programação e ao uso de computadores, mas sim, envolve compreender aspectos presentes no cotidiano de qualquer pessoa e a forma como elas pensam diante da resolução de um problema.
Downloads
Referências
ALVES, P. M. B. F.; MORAIS, P. S. de; ALVES, R. de O. O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: SABERES ARTICULADOS ENTRE COMPUTAÇÃO E ARTES VISUAIS. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 114, p. 166–178, ago. 2021. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.166-178
ARAUJO, K.; CANGUSSÚ, M.; ALVES JR., A. Aprender brincando!.Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 6, n. 2, p. 96-110, dez. 2019. https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14518
BELL, T. A. J.; FREEMAN, I.; GRIMLEY, M. Computer Science Unplugged: Schoolstudentsdoing real computingwithoutcomputers. New ZealandJournal of appliedcomputing and informationtechnology, v. 13, n. 1, p. 20-29, 2009. Disponível em: https://researchportal.bath.ac.uk/en/publications/computer-science-unplugged-school-students-doing-real-computing-w - Acesso em: 05 mar. 2024.
BELL, T.; WITTEN, I.; FELLOWS, M. Computer Science Unplugged – Ensinando Ciência da Computação sem o uso do Computador. 2011. Tradução de Luciano Porto Barreto. Disponível em: http://waltenomartins.com.br/ebook_CSUnplugged.pdf - Acesso em: 05 mar. 2024.
BERNARDO NUNES, N.; SILVA DE BONA, A.; PINHEIRO ALVES, L. Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 118–127, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132483 - Acesso em: 28 fev. 2024.
BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Tese (Doutorado em Informática da Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172208 - Acesso em: 03 mar. 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Complemento Computação. Educação é a Base. Brasília, MEC, 2022. Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file - Acesso em: 06 mar. de 2024.
BRASIL. Resolução Nº 1, de 4 de outubro de 2022. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2022. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-1-de-4-de-outubro-de-2022-434325065 - Acesso em: 06 mar. de 2024.
CRUZ, M. E. J. K. da, MARQUES, S. G.; OLIVEIRA, W. Desenvolvimento e Avaliação de Material Didático Desplugado para o Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática Na Educação, v. 29, p. 160–187, mar. 2021. https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.160
DORNELES, A. C. F. de; KOLOGESKI, A. L.; BONA, A. S. COMPARANDO OFICINAS COM ATIVIDADES PLUGADAS E DESPLUGADAS: COMO DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS EM SALA DE AULA?. Revista FundAção, v. 1, p. 38-49, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/132483 - Acesso em: 28 fev. 2024.
EVARISTO, I. S.; TERÇARIOL, A. A. de L.; IKESHOJI, E. A. B. Do pensamento computacional desplugado ao plugado no processo de aprendizagem da Matemática. RELATEC: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 21, p. 75–96, jan. 2022. https://doi.org/10.17398/1695-288X.21.1.75
FANTINATI, R. E.; ROSA, S. dos S. (2021). Pensamento Computacional: Habilidades, Estratégias e Desafios na Educação Básica. Informática Na educação: Teoria & Prática, 24(1 Jan/Abr). https://doi.org/10.22456/1982-1654.110751
GUARDA, G. F.; CRESPO C. da S. P., S. (2021). O USO DOS JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS NO PROCESSO NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM ÊNFASE NAS HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: experiências no ensino fundamental. Revista Brasileira De Pós-Graduação, 17(37), 1–35.https://doi.org/10.21713/rbpg.v17i37.1750
GUARDA, G. F. (2022). Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. 2022. Tese (Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. https://app.uff.br/riuff/handle/1/28023
GRACIOLLI, C. Y. L. F.; ROCHA JR., R. C. da; SILVA, R. S. R. da. Aspectos do pensamento computacional em atividades desplugadas com origami e matemática. Dialogia, n. 40, p. 1-20, e21513, jan./abr. 2022. https://doi.org/10.5585/40.2022.21513
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Práticas de computação desplugada como introdução ao desenvolvimento do pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, p. 1-21, 2020. https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4152
LUCENA, S.; SANTOS JR, G. P. Experiências formativas com o pensamento computacional no Brasil. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 5, n. 1, p. 1-18, mai. 2022. https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202203
MAZZARO, P.; SCHIMIGUEL, J. Computação desplugada. Revista de Ubiquidade, v. 6, n. 1, p. 47-58, 2023. Disponível em: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2066/1776 - Acesso em: 28 fev. 2024.
MORANDI, M. I. W. M.; CAMARGO, L. F. R. Revisão sistemática da literatura. In: Design sciencieresearch: método e pesquisa para avanço da ciência e da tecnologia. Porto Alegre: Bookman, p. 141-175, 2015.
NUNES, N. B. et al. (Des)Pluga: O Pensamento Computacional Aplicado Em Atividades Inovadoras. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 114, p. 72-88, 2021. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.72-88
PAGE, M. J. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 46, p. e112, 2023. https://doi.org/10.26633/RPSP.2022.112
PAPERT, S. M. LOGO: Computadores e Educação. Tradução e prefácio de José A. Valente, da Unicamp, SP. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
RESNICK, M. Jardim de Infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Tradução de Mariana Casetto e Lívia Rulli Sobral. Porto Alegre: Penso, 2020.
ROCHA, K. C. da; BASSO, M. V. de A.; NOTARE, M. R. Aproximações teóricas entre Pensamento Computacional e Abstração Reflexionante. Renote, v. 18, n. 2, p. 581-590, jan. 2021. https://doi.org/10.22456/1679-1916.110299
SALGADO, L. et al. CONECTANDO ASPECTOS SOCIOCULTURAIS AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ATIVIDADES DESPLUGADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Cadernos CEDES, v. 43, n. 120, p. 73-85, mai./ago. 2023.https://doi.org/10.1590/CC265697
SANTOS, L. M. dos; COUTO, K. C. Aprendiendo a resolver problemas en losprimerosaños de laEducación Básica: relaciones entre eldesarrollodelpensamiento computacional y elaprendizaje de las matemáticas. Paradigma, v. 41, n. 2, p. 1-30, jul. 2020.
SASSI, S. B.; MACIEL, V.; PEREIRA, V. C. EXPLORANDO A MATEMÁTICA E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ATIVIDADES (DES)PLUGADAS COM CRIANÇAS DE 6 A 9 ANOS DE IDADE. Cadernos CEDES, v. 43, n. 120, p. 45–59, mai./ago. 2023. https://doi.org/10.1590/CC271283
ROSA SILVA, Y. da. et al. PC-Câmbio: Proposta de Atividade Lúdica e Desplugada Aplicando a Metodologia do Pensamento Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1., 2021, On-line. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 227-236, 2021. https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14489
SILVA, R. S. da; PEREIRA, C. P. Prática do Pensamento Computacional e da Língua Inglesa utilizando o Scratch: uma sequência didática. In: Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, p. 197-206, 2023. https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19214
SILVA, R. et al. Uma abordagem lúdica no ensino de pensamento computacional para crianças. Renote, v. 19, n. 1, p. 543-553, jul. 2021. https://doi.org/10.22456/1679-1916.118546
SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Diretrizes de ensino de computação na educação básica. Porto Alegre: SBC, 2018. Disponível em: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc?task=download.send&id=1220&catid=203&m=0 - Acesso em: 05 mar. 2024.
SOUZA, E. C. de; YONEZAWA, W. M. (2021). Níveis De Maturidade E Capacidade Do Pensamento Computacional Ao Término Do Ensino Fundamental. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 114, p. 89-104, 2021. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.89-104
WEIGEND, M. et al. Computational thinking education through creative unplugged activities. Olympiads in Informatics, v. 13, p. 171–192, 2019.
WING, J. M. Computational Thinking. Tradução de Cleverson Sebastião dos Anjos. PENSAMENTO COMPUTACIONAL – Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, , v. 9, n. 2, p. 1-10, mai./ago. 2016. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4711 - Acesso em: 04 mar. 2024.
WING, J. M. Computational Thinking:What and Why?. 17. out. 2010. Disponível em: https://www.cs.cmu.edu/~CompThink/resources/TheLinkWing.pdf - Acesso em: 05 mar. 2024.
WING, J. M. Computational Thinking Benefits Society. Social Issues in Computing, 2014. Disponível em: http://socialissues.cs.toronto.edu/2014/01/computational-thinking/ - Acesso em: 05 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.










