Tecnologias Digitais na Educação Linguística: Foco na Gamificação e na Inteligência Artificial para Promover a Inclusão
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2398Palabras clave:
Inteligência artificial, Gamificação, Aprendizagem, InclusãoResumen
Este ensaio tem como objetivo principal promover uma reflexão sobre o uso de recursos tecnológicos na educação, mais especificamente voltados para o contexto da sala de aula de línguas, para a promoção da inclusão. Desse modo, destaca-se a relevância das tecnologias na sociedade contemporânea, seu impacto, uso, questões equivocadas a seu respeito, inclusão, motivação e engajamento dos aprendizes, considerando o contexto educacional. Para tanto, tomará como referência dois recursos que podem ser utilizados pelo professor, a inteligência artificial e a gamificação, discutindo conceitos, modelos e usos. Tudo isso, com a intenção de desenvolver uma linha de raciocínio que possibilite compreender como a inteligência artificial inclusiva e a gamificação podem trazer benefícios para o ensino e a aprendizagem de línguas. A relevância desta reflexão reside na possibilidade de poder contribuir com a formação de professores com relação ao uso desses dois recursos, que podem agregar ainda mais às aulas de línguas
Palavras-chave: Inteligência artificial. Gamificação. Aprendizagem. Línguas. Inclusão.
Descargas
Citas
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.
DETERDING, S. et al. Using game design elements in non-gaming contexts. CHI, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/221518895_Gamification_Using_game_design_elements_in_non-gaming_contexts - Acesso em: 18/08/2024.
GEE. J. P. What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy. ACM Computers in Entertainment, Vol. 1, No. 1, October, p. 1-3, 2003.
GORDON, N., GREY, S.; BRAYSHAW, M. Motivating and engaging students through technology. In: J. HAWKINS (Ed.), Student Engagement. New York: Nova Science Publishers Inc, 2015, p. 25–43.
KNELL, M. The digital revolution and digitalized network society. Review of Evolutionary Political Economy, vol 2, p. 9–25, 2021.
LEFFA, V. J. Gamificação no ensino de línguas. Perspectiva. Vol. 38, n. 2, p. 01-14, abr./jun. 2020.
PAIVA, V. L. M. A formação do professor para o uso da tecnologia. A formação de professores de línguas: novos olhares. Vol II, São Paulo: Pontes, 2012, p. 209-230.
PSCHEIDT, A. C. Inteligência artificial na sala de aula. Como a tecnologia está revolucionando a educação. São Paulo: Matrix, 2024.
QUAST. K. Gamificação, ensino de línguas estrangeiras e formação de professores. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 20, n. 4, p. 787-820, 2020.
RICHARDS, J. C. Technology in language teaching today. Indonesian Journal of English Language Teaching. Volume10/Number 1, May p, 18-32, 2015.
SIQUEIRA, S. Estimulando a democratização e desmistificação de novas tecnologias no ensino de línguas estrangeiras. In: MOTA, K.; SCHEYERL, D. Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. 2ª ed, Salvador: EDUFBA, 2010, p. 269-310.
THOMPSON, S. J. Mobile technology and inclusion of persons with disabilities. K4D Emerging Issues Report. Brighton, UK: Institute of Development Studies, 2018.
TRAXLER, J. Inclusion in an age of mobility. Research in Learning Technology, vol. 24, p. 1-18, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 EaD em Foco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.