Tecnologias Digitais na Educação Linguística: Foco na Gamificação e na Inteligência Artificial para Promover a Inclusão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2398

Palabras clave:

Inteligência artificial, Gamificação, Aprendizagem, Inclusão

Resumen

Este ensaio tem como objetivo principal promover uma reflexão sobre o uso de recursos tecnológicos na educação, mais especificamente voltados para o contexto da sala de aula de línguas, para a promoção da inclusão. Desse modo, destaca-se a relevância das tecnologias na sociedade contemporânea, seu impacto, uso, questões equivocadas a seu respeito, inclusão, motivação e engajamento dos aprendizes, considerando o contexto educacional. Para tanto, tomará como referência dois recursos que podem ser utilizados pelo professor, a inteligência artificial e a gamificação, discutindo conceitos, modelos e usos. Tudo isso, com a intenção de desenvolver uma linha de raciocínio que possibilite compreender como a inteligência artificial inclusiva e a gamificação podem trazer benefícios para o ensino e a aprendizagem de línguas. A relevância desta reflexão reside na possibilidade de poder contribuir com a formação de professores com relação ao uso desses dois recursos, que podem agregar ainda mais às aulas de línguas

 

Palavras-chave: Inteligência artificial. Gamificação. Aprendizagem. Línguas. Inclusão.

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Citas

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Publicado

2025-07-28

Cómo citar

Anjos, F. . A. dos. (2025). Tecnologias Digitais na Educação Linguística: Foco na Gamificação e na Inteligência Artificial para Promover a Inclusão . EaD Em Foco, 15(1), e2398. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2398

Número

Sección

Estudos de Caso