Percepção sobre a Formação do Tutor na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2385Palavras-chave:
Educação a distância, Tutores, Competências, DidáticaResumo
Esta pesquisa busca entender a opinião dos tutores de Educação a Distância (EaD) sobre um programa de capacitação criado para otimizar suas competências particulares. A pergunta chave é: Em que medida um curso de formação atende às demandas dos tutores de EaD, considerando relevância, eficácia e abordagens, e quais ajustes são necessários para aprimorar treinamentos futuros? À luz do que foi dito, o objetivo geral é investigar o que pensam os professores de cursos online sobre a relevância, o rendimento e as práticas de um curso de capacitação, entendendo o que lhes agrada e propondo ajustes para as próximas edições do curso. Os objetivos específicos incluem: descrever quem são os tutores que participaram do curso de formação; verificar o que os tutores pensam sobre a importância dos temas, métodos e ferramentas usadas no curso; descobrir o que mais influenciou a satisfação ou insatisfação dos tutores com o curso; sugerir dicas para aprimorar os próximos cursos de formação de tutores em EaD. O estudo adotou métodos quantitativos e descritivos, empregando um questionário padronizado, composto por questões fechadas e em escala Likert, que foi respondido por 150 tutores de ensino a distância. A análise abrangeu o perfil dos participantes, suas percepções sobre a organização e o material do curso, a avaliação global e as propostas de aprimoramento. Os resultados indicaram um alto nível de contentamento, com 82,3% dos orientadores afirmando que o curso superou o que esperavam. A relevância dos assuntos abordados, a comunicação eficaz com os formadores e a interface intuitiva da plataforma online foram os aspectos mais aclamados. Para além dos aspectos fortes, foram propostas otimizações, focando-se sobretudo na expansão de exercícios práticos e na análise detalhada de certos tópicos. Em síntese, a capacitação foi útil para aprimorar a prática de tutoria no ensino a distância, porém, repensar as estratégias e o material didático pode otimizar os resultados, adequando o treinamento às demandas dessa modalidade de ensino.
Palavras-chave: Educação a distância. Tutores. Percepção.
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