Contribuições de Pessoas com Deficiência para a Educação Distância no Ensino Superior: Reflexões sobre Acessibilidade e Perspectivas Futuras
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2375Palavras-chave:
Educação a distância., Estudante com deficiência., Trajetória Acadêmica., Inclusão., Vivências.Resumo
O advento da Pandemia da Covid-19 causou um déficit evidente no aprendizado dos estudantes, sobretudo para estudantes com deficiência. Bem como, graças ao ensino remoto, a Educação a Distância durante esse período ganhou impulso e foi essencial para garantir a continuidade aos estudos em muitas Instituições. No entanto, é imprescindível refletir sobre o uso assertivo e adequado dos recursos tecnológicos educacionais nessa modalidade e estratégias de apoio que propiciem autonomia e equidade de condições aos estudantes com deficiência. Assim, o presente artigo teve como objetivo geral investigar aspectos relevantes referentes ao ingresso do estudante com deficiência na Educação a Distância e como objetivo específico, destacar vantagens e desvantagens desta modalidade de ensino para o público mencionado, através de experiências vivenciadas frente aos recursos de acessibilidade ofertados, bem como elencar, segundo a visão dos participantes, medidas de acessibilidade. A metodologia se fundamenta em um estudo de caso de caráter qualitativo, realizado através de um grupo de 15 estudantes com deficiência (visual, física e intelectual) do ensino superior à distância, de Instituições Públicas e Privadas do Estado do Rio de Janeiro, utilizando um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados, analisado segundo o método de categorização proposto por Bardin. O resultado mostra a urgência em investir na criação de ambientes virtuais (plataformas) acessíveis com outras tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, sendo a formação de docentes e tutores igualmente importante para que as adaptações sejam feitas da forma adequada.
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