Sala de Aula Invertida e Trilhas de Aprendizagem na Formação de Professores para a Educação Superior
Palavras-chave:
Sala de aula invertida, Trilhas de aprendizagem, Cursos híbridos, Planejamento, Formação de professoresResumo
A docência na educação superior no Brasil exige a formação pós-graduada que, via de regra, não aborda aspectos ligados à atuação do professor. O presente trabalho visou analisar o uso da sala de aula invertida e de diferentes objetos de aprendizagem para desenvolvimento do tema: “Planejamento institucional, de cursos e atividades curriculares”, parte do curso estruturado para pós-graduandos do Programa de Estágio Docente (PED) da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, SP, em três diferentes turmas de matriculados. Foi utilizada a sala de aula invertida e fornecida aos estudantes, na semana que antecedeu ao encontro presencial dessa atividade, uma trilha contendo objetos de aprendizagem para estudo dos diferentes assuntos e um questionário para ser devolvido até as 12h do dia anterior ao encontro presencial, contendo perguntas sobre sua formação, dúvidas ou comentários. Os resultados revelaram que essa forma de abordagem permitiu que os estudantes chegassem ao encontro presencial mais preparados para a discussão e para que o docente pudesse abordar as dúvidas ou sugestões constantes nos questionários devolvidos, enriquecendo as discussões e permitindo maior aprofundamento do tema durante o encontro presencial. As avaliações das atividades foram bastante positivas e houve uma maior motivação, decorrente da possibilidade de estudos a partir de diferentes objetos de aprendizagem, o que garantiu uma maior inclusão pedagógica. A metodologia mostrou-se promissora para o desenvolvimento de atividades curriculares com aprendizagem híbrida, em programas de pós-graduação presenciais ou a distância.
Palavras-chave: Sala de aula invertida. Trilhas de aprendizagem. Cursos híbridos. Formação de professores. Planejamento.
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