A Importância da Mediação na Redução da Evasão no Ensino Superior à Distância: o Caso de uma Universidade Pública
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2287Palavras-chave:
Ensino à distância, Mediação, Evasão escolar, Curso de especializaçãoResumo
O aumento da oferta dos cursos superiores de educação à distância no Brasil demanda às instituições de ensino o constante desafio de reduzir a evasão dos alunos. Existem instituições que investem no desenvolvimento de seus ambientes virtuais de aprendizagem e na formação docente. Esta pesquisa teve como objetivo identificar se os conteúdos propostos no curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação latu sensu em Processos Didático-pedagógicos para Cursos na Modalidade à Distância de uma Universidade Pública podem contribuir para a redução da evasão no ensino superior à distância. As metodologias utilizadas foram: revisão bibliográfica, análise documental e estudo comparado. Assim, buscou-se entender a construção dos conteúdos propostos no curso estudado, além de apresentar as principais causas da evasão no ensino público superior à distância relacionadas com a formação dos mediadores nesse curso e identificar suas contribuições para a retenção dos alunos. Como resultados, identificou-se que 50% das causas da evasão se devem aos cursos e conteúdos, 33% à estrutura e suporte das universidades e 17% ao ambiente escolar. Todos os motivos de desistência listados estão relacionados às habilidades esperadas dos especialistas – facilitadores – egressos. Portanto, considera-se que os conteúdos propostos no curso analisado puderam contribuir na redução da evasão na Universidade Pública estudada. Apesar da importância dos resultados, eles não são generalizáveis, entretanto, eles podem contribuir para discussões sobre a importância da mediação na redução da evasão nos cursos superiores à distância, investimentos e metodologias de ensino digital.
Palavras-chave: Ensino à distância. Curso de especialização. Mediação. Evasão escolar.
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