Gestão de Egresso: Sistema de Acompanhamento em uma Universidade Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2250

Palavras-chave:

Acompanhamento de Egressos. Sistema Universidade Aberta do Brasil. Protocolo.

Resumo

O estudo tem origem em pesquisa de mestrado sobre sistema ou protocolo de acompanhamento de egressos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Motivado pela questão problema “de que maneira o protocolo de acompanhamento de egressos fornece dados para a gestão acadêmica da educação a distância?” e objetivo geral analisar o protocolo de acompanhamento dos egressos dos cursos de graduação na modalidade a distância, da Universidade do Estado da Bahia. O aporte teórico é composto pelos tópicos sistema UAB e as Instituições de Ensino Superior públicas; o Sistema UAB na Universidade do Estado da Bahia; acompanhamento de egressos na gestão acadêmica da educação superior. A metodologia de natureza  descritiva, abordagem qualitativa, pautada na estratégia de estudo de caso. Os resultados obtidos demonstram a escassez de procedimentos referentes ao acompanhamento dos egressos da graduação do Sistema UAB em instituições universistárias brasileiras. O questionário como instrumento de coleta para o Sistema de Acompanhamento de Egresso, permitirá conhecer o funcionamento do curso, na perspectiva do egresso, em especifico quanto: atualização dos componentes curriculares em relação à realidade da sociedade, recursos tecnológicos e ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em consonância com as especificidades dos cursos, o processo de acompanhamento do estudante pelo docente, dentre outros que compõem a gestão dos cursos de graduação na modalidade a distância. Na prática tais informações devem estar presentes nas discussões de colelgiado de curso, quando do planejamento acadêmico de semestre letivo, bem como, no âmbito da gestão da EaD na instituição e Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. 

 

Palavras-chave: Acompanhamento de egressos. Sistema universidade aberta do Brasil. Protocolo.

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Biografia do Autor

Silvana Caffe Farias, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, UNEB (2019). Especialista em Gestão de pessoas por Competências pela UFBA (2016). Graduada em Ciências Sociais pela UNIFACS (2001).Membro do Grupo de Pesquisa EDUCATIO - Políticas Públicas e Gestão da Educação. Linha de Pesquisa: Políticas Públicas em Educação, Gestão e Organização de Sistemas Educacionais e Direito Educacional. Analista Universitária da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desde 2011. Desempenha, atualmente, atividades inerentes ao cargo de Assessora Técnica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação. Outros cargos exercidos, na UNEB: Gerente da Gerência de Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento; Subgerente de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Tem experiência nas áreas de: Recursos Humanos (recrutamento, seleção e treinamento de pessoal); Planejamento, Orçamento e Administração da Gestão Universitária. Orcid https://orcid.org/0000-0002-6792-3884

Lidia Boaventura Pimenta, Universidade do Estado da Bahia

Graduou-se em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia/UNIFACS (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Professora de gestão de organizações; planejamento e orçamento público e metodologia da pesquisa científica. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora sobre a gestão universitária, com ênfase na estrutura e funcionamento. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EDUReg) e o Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF). Atualmente desempenha a função de Pró-Reitora de Planejamento da UNEB. Exerceu os cargos de Secretária de Licitações, Contratos e Convênios (SELCC), Pró-Reitora de Administração e Chefe de Gabinete. Membro do
Instituto Histórico e Geográfico da Bahia e da Academia Baiana de Educação.

Luan de Jesus Oliveira , Universidade Estadual da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, área de concentração Gestão da Educação e Redes Sociais, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Licenciado em Ciências Sociais pela UNEB; Especialista em Tecnologias na Educação pela Universidade do Oeste Paulista e Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí; Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Técnico-Administrativo em Educação (nível superior) da UFBA, atuando como Técnico em Assuntos Educacionais no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (CAPES 7) do Instituto de Saúde Coletiva (ISC).

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Publicado

06-06-2024

Como Citar

Farias, S. C., Pimenta, L. B., & Oliveira , L. de J. (2024). Gestão de Egresso: Sistema de Acompanhamento em uma Universidade Pública. EaD Em Foco, 15(1), e2250. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2250

Edição

Seção

Estudos de Caso