Gestão de Egresso: Sistema de Acompanhamento em uma Universidade Pública
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2250Palavras-chave:
Acompanhamento de Egressos. Sistema Universidade Aberta do Brasil. Protocolo.Resumo
O estudo tem origem em pesquisa de mestrado sobre sistema ou protocolo de acompanhamento de egressos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Motivado pela questão problema “de que maneira o protocolo de acompanhamento de egressos fornece dados para a gestão acadêmica da educação a distância?” e objetivo geral analisar o protocolo de acompanhamento dos egressos dos cursos de graduação na modalidade a distância, da Universidade do Estado da Bahia. O aporte teórico é composto pelos tópicos sistema UAB e as Instituições de Ensino Superior públicas; o Sistema UAB na Universidade do Estado da Bahia; acompanhamento de egressos na gestão acadêmica da educação superior. A metodologia de natureza descritiva, abordagem qualitativa, pautada na estratégia de estudo de caso. Os resultados obtidos demonstram a escassez de procedimentos referentes ao acompanhamento dos egressos da graduação do Sistema UAB em instituições universistárias brasileiras. O questionário como instrumento de coleta para o Sistema de Acompanhamento de Egresso, permitirá conhecer o funcionamento do curso, na perspectiva do egresso, em especifico quanto: atualização dos componentes curriculares em relação à realidade da sociedade, recursos tecnológicos e ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em consonância com as especificidades dos cursos, o processo de acompanhamento do estudante pelo docente, dentre outros que compõem a gestão dos cursos de graduação na modalidade a distância. Na prática tais informações devem estar presentes nas discussões de colelgiado de curso, quando do planejamento acadêmico de semestre letivo, bem como, no âmbito da gestão da EaD na instituição e Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.
Palavras-chave: Acompanhamento de egressos. Sistema universidade aberta do Brasil. Protocolo.
Downloads
Referências
ANDRIOLA, W.; FILHO, J. L.; NOGUEIRA, P. R. Avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES): relevância do acompanhamento de alunos egressos para o aprimoramento acadêmico. Educação & Linguagem, Arequipa, v. 5, n. 2, p. 1-16, dez. 2018. ISBN: 978-85-68618-02-8.
ARRUDA, E. P.; ARRUDA, D. E. P. Educação à distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 321-338, jul.-set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v31n3/1982-6621-edur-31-03-00321.pdf Acesso em: 24 jan. 2020.
BAHIA. Lei Delegada nº 66, de 01 de junho de 1983. Disponível em: https://governo-ba.jusbrasil.com.br/legislacao/70067/lei-delegada-66-83 Acesso em: 03 jan. 2021.
BRASIL. CAPES. Boletim informativo dos resultados da pesquisa com os estudantes do sistema UAB 2017. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/uab/mais-sobre-o-sistema-uab/mais-sobre-o-sistema-uab Acesso em: 28 maio 2020.
BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf Acesso em: 28 set. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 28 set. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação externa das instituições de educação superior: diretrizes e instrumento. Brasília: Inep, 2006. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-superior/avaliacao-externa-das-instituicoes-de-educacao-superior-2013-diretrizes-e-instrumento Acesso em: 03 set. 2023.
BRASIL. Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm Acesso em: 30 ago. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Brasília: Inep, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/270-programas-e-acoes-1921564125/sinaes-2075672111/12303-sistema-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior-sinaes Acesso em: 03 set. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da educação básica 2020: notas estatísticas. Brasília, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2020.pdf Acesso em: 11 nov. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância - autorização. Brasília, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf> Acesso em: 11 nov. 2023.
BRASIL. Sistema de Informações da Universidade Aberta do Brasil (SISUAB). Brasília: CAPES, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/politica-de-educacao-inclusiva?id=12265 Acesso em: 03 set. 2023.
ESPARTEL, L. B. O uso da opinião dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos: o caso de uma instituição de ensino superior catarinense. Revista Alcance, Itajaí, v. 16, n. 1, p. 102-114, 2009.
LIMA, L. A.; ANDRIOLA, W. B. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação (Campinas) [online], 2018, v. 23, n. 1, p. 104-125. ISSN 1982-5765. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000100007 Acesso em: [s.d.].
MICHELAN, L. S.; HARGER, C. A.; EHRHARDT, G.; MORÉ, R. P. O. Gestão de egressos em Instituições de Ensino Superior: possibilidades e potencialidades. Anais do IX Colóquio Internacional sobre gestão universitária na América Latina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/36720/Gest%C3%A3o%20de%20egressos%20em%20institui%C3%A7%C3%B5es%20de%20ensino%20superior%20Possibilidades%20e%20potencialidades.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 22 ago. 2023. [s.d.]
NONATO, E. do R. S.; SALES, M. V. S. Educação superior pública a distância na Bahia: avanços e contradições. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 44, p. 109-130, jul./set. 2023.
OLIVEIRA, L. de J. O. Acompanhamento de egressos como subsídio para a gestão acadêmica: uma proposta para os cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil da Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2022. [s.d.]
PASSOS, M. L. S. Educação a distância: breve histórico e contribuições da Universidade Aberta do Brasil e da Rede e-Tec Brasil. Vitória: Edição do Autor, 2018. [s.d.]
PAUL, J. J. Acompanhamento de egressos do ensino superior: experiência brasileira e internacional. Cad. CRH [online], 2015, v. 28, n. 74, p. 309-326. ISSN 1983-8239. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-49792015000200005 Acesso em: 15 ago. 2023.
PENA, M. D. C. Acompanhamento de egressos: uma análise conceitual e sua aplicação no âmbito educacional brasileiro. Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 25-30, jul./dez. 2000.
PIMENTA, L. B. Universidade: características dos instrumentos da gestão. In: FIALHO, N. H. Universidades estaduais e financiamento da educação superior da Bahia. Salvador: EDUNEB, 2016.
ANDRADE, C. M. P.; PIMENTA, L. P. Estrutura e organização na universidade multicampi. Plurais: Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 96-122, jan./abr. 2020.
RIOS, J.; SOUZA, C.; REIS, L. Gestão da educação a distância: uma análise dos fatores estruturantes. In: SOUZA, Claudio; SAMPAIO, Renelson. Educação, tecnologia & inovação. Salvador: Edifba, 2015.
SEGENREICH, S. C. D. ProUni e UAB como estratégias de EAD na expansão do ensino superior. Pro-Posições [online], 2009, v. 20, n. 2, p. 205-222. ISSN 1980-6248. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200013 Acesso em: 15 ago. 2023. [s.d.]
SILVA, K. C.; MEHLECKE, Q. T.; CARVALHO, A. B. Avaliação de políticas públicas para EAD no Brasil: tendências nas pesquisas científicas sobre a UAB (2006-2015). Anais do 23º CIAED, ABED, Foz do Iguaçu, 2017. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/215.pdf Acesso em: 15 ago. 2023.
SILVA, M. C.; LENUZZA, C. C.; MARTINS, A. Os egressos do Sistema Universidade Aberta do Brasil: um panorama sistêmico. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância/V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, p. 145-157, Teresina, 2019.
UNEAD. Relatório de diagnóstico das percepções e expectativas dos discentes EAD/UNEB, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1UzdHcvNE09y6Ii1NnfIkjgwKgbuhwBD5/view Acesso em: 15 ago. 2023.
UNEB. Resolução 377/2006 – Autoriza a criação e o funcionamento do curso de graduação em administração. 2006. Disponível em: http://unead.uneb.br/wp-content/uploads/2019/09/RESOLU%C3%87%C3%83O-N.%C2%BA-377-2006-CONSU-AUTORIZA-CURSO-DE-ADMINISTRA%C3%87%C3%83O-EAD.pdf Acesso em: 02 set. 2023.
UNEB. Regimento Geral da UNEB. 2012. Disponível em: https://portal.uneb.br/conselhos/wpcontent/uploads/sites/103/2019/02/Regimento-Geral-da-UNEB-1.pdf Acesso em: 18 set. 2023.
UNEB. Resolução 1.051/2014 – Aprova a criação e implantação da UNEAD. 2014. Disponível em: https://portal.uneb.br/conselhos/wp-content/uploads/sites/103/2020/03/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-1051_2014.pdf Acesso em: 02 set. 2023.
UNEB. Relatório de autoavaliação institucional 2019. Disponível em: https://portal.uneb.br/seavi/wpcontent/uploads/sites/134/2019/09/Relat%C3%B3rio-de-Autoavalia%C3%A7%C3%A3o-CPA-2019.pdf Acesso em: 22 dez. 2019.
UNEB. Plano de desenvolvimento institucional 2017 – 2022. Disponível em: https://conselhos.uneb.br/wpcontent/uploads/2021/05/1306-consu-Res.-PDI-UNEB-2017-2021-ANEXO.pdf Acesso em: 10 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.