Percepções Discentes sobre Novas Configurações Espaço-Temporais no Ensino: Aspectos para o Planejamento e a Mediação Docente na Cultura Digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2234

Palavras-chave:

Flexibilidade pedagógica, Ensino híbrido, Tecnologias digitais, Ensino superior, Cibercultura

Resumo

Traz-se à discussão experiências de duas disciplinas de graduação planejadas a partir de novas configurações espaço-temporais no ensino e contemplando noções de educação híbrida, flexibilidade pedagógica, sala de aula ampliada, interativismo colaborativo e interatividade. Propôs-se uma pesquisa qualitativa via observação não participante, análise descritiva e análise de conteúdo dos dados sobre a percepção de 45 discentes. A discussão de acerca de potencialidades e desafios das experiências ocorre a partir de duas categorias de análise: 1) a flexibilidade de tempos e espaços e; 2) a diversidade de mídias e ferramentas digitais no ensino-aprendizagem. Na primeira, são abordados pontos como: disponibilidade de tempo para estudos; possibilidade de conciliá-los com outras demandas; aprendizagem ubíqua; autonomia discente e hábitos de estudos; acesso à internet e a recursos diversos; orientações, dinâmicas e condução das atividades; interação e proximidade entre discentes/docentes, dentre outros. Na segunda discutem-se a diversidade de mídias e ferramenta abarcando: vivências e experiências para compreensão pedagógica (usabilidade, possibilidades, finalidades etc.); dinamismo e variedade de experiências; aprofundamento no uso de recursos; clareza e entendimento de orientações e expectativas e; sensação de sobrecarga discente (informações, excesso de telas, redes sociais etc.). Com base nisso, reflete-se sobre aspectos relevantes ao se planejar, implementar, mediar e conduzir vivências pedagógicas a partir de novas configurações espaço-temporais no ensino. Sugere-se a relevância da realização de outros estudos a partir das noções pedagógicas aqui discutidas e adotadas, de modo a discutir outras potencialidades e desafios inerentes à prática pedagógica e ao ensino na educação superior na cultura digital.

 

Palavras-chave: Cibercultura. Flexibilidade pedagógica. Ensino superior. Ensino híbrido. Tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Achilles Alves de Oliveira, Universidade de Brasília

Doutorando em Educação (UnB) e Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG). Professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte/UFSCar) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (Ábaco/UnB).

Gilberto Lacerda Santos, Universidade de Brasília

Pós-doutorado e Doutorado em Educação pela Université Laval, Canadá. Professor Titular do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. É líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (Ábaco/UnB).

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Publicado

16-04-2024

Como Citar

Oliveira, A. A. de, & Lacerda Santos, G. (2024). Percepções Discentes sobre Novas Configurações Espaço-Temporais no Ensino: Aspectos para o Planejamento e a Mediação Docente na Cultura Digital. EaD Em Foco, 14(2), e2234. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2234