Percepções Discentes sobre Novas Configurações Espaço-Temporais no Ensino: Aspectos para o Planejamento e a Mediação Docente na Cultura Digital
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2234Palavras-chave:
Flexibilidade pedagógica, Ensino híbrido, Tecnologias digitais, Ensino superior, CiberculturaResumo
Traz-se à discussão experiências de duas disciplinas de graduação planejadas a partir de novas configurações espaço-temporais no ensino e contemplando noções de educação híbrida, flexibilidade pedagógica, sala de aula ampliada, interativismo colaborativo e interatividade. Propôs-se uma pesquisa qualitativa via observação não participante, análise descritiva e análise de conteúdo dos dados sobre a percepção de 45 discentes. A discussão de acerca de potencialidades e desafios das experiências ocorre a partir de duas categorias de análise: 1) a flexibilidade de tempos e espaços e; 2) a diversidade de mídias e ferramentas digitais no ensino-aprendizagem. Na primeira, são abordados pontos como: disponibilidade de tempo para estudos; possibilidade de conciliá-los com outras demandas; aprendizagem ubíqua; autonomia discente e hábitos de estudos; acesso à internet e a recursos diversos; orientações, dinâmicas e condução das atividades; interação e proximidade entre discentes/docentes, dentre outros. Na segunda discutem-se a diversidade de mídias e ferramenta abarcando: vivências e experiências para compreensão pedagógica (usabilidade, possibilidades, finalidades etc.); dinamismo e variedade de experiências; aprofundamento no uso de recursos; clareza e entendimento de orientações e expectativas e; sensação de sobrecarga discente (informações, excesso de telas, redes sociais etc.). Com base nisso, reflete-se sobre aspectos relevantes ao se planejar, implementar, mediar e conduzir vivências pedagógicas a partir de novas configurações espaço-temporais no ensino. Sugere-se a relevância da realização de outros estudos a partir das noções pedagógicas aqui discutidas e adotadas, de modo a discutir outras potencialidades e desafios inerentes à prática pedagógica e ao ensino na educação superior na cultura digital.
Palavras-chave: Cibercultura. Flexibilidade pedagógica. Ensino superior. Ensino híbrido. Tecnologias digitais.
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