Percepções Discentes sobre Novas Configurações Espaço-Temporais no Ensino: Aspectos para o Planejamento e a Mediação Docente na Cultura Digital
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2234Palavras-chave:
Flexibilidade pedagógica, Ensino híbrido, Tecnologias digitais, Ensino superior, CiberculturaResumo
Traz-se à discussão experiências de duas disciplinas de graduação planejadas a partir de novas configurações espaço-temporais no ensino e contemplando noções de educação híbrida, flexibilidade pedagógica, sala de aula ampliada, interativismo colaborativo e interatividade. Propôs-se uma pesquisa qualitativa via observação não participante, análise descritiva e análise de conteúdo dos dados sobre a percepção de 45 discentes. A discussão de acerca de potencialidades e desafios das experiências ocorre a partir de duas categorias de análise: 1) a flexibilidade de tempos e espaços e; 2) a diversidade de mídias e ferramentas digitais no ensino-aprendizagem. Na primeira, são abordados pontos como: disponibilidade de tempo para estudos; possibilidade de conciliá-los com outras demandas; aprendizagem ubíqua; autonomia discente e hábitos de estudos; acesso à internet e a recursos diversos; orientações, dinâmicas e condução das atividades; interação e proximidade entre discentes/docentes, dentre outros. Na segunda discutem-se a diversidade de mídias e ferramenta abarcando: vivências e experiências para compreensão pedagógica (usabilidade, possibilidades, finalidades etc.); dinamismo e variedade de experiências; aprofundamento no uso de recursos; clareza e entendimento de orientações e expectativas e; sensação de sobrecarga discente (informações, excesso de telas, redes sociais etc.). Com base nisso, reflete-se sobre aspectos relevantes ao se planejar, implementar, mediar e conduzir vivências pedagógicas a partir de novas configurações espaço-temporais no ensino. Sugere-se a relevância da realização de outros estudos a partir das noções pedagógicas aqui discutidas e adotadas, de modo a discutir outras potencialidades e desafios inerentes à prática pedagógica e ao ensino na educação superior na cultura digital.
Palavras-chave: Cibercultura. Flexibilidade pedagógica. Ensino superior. Ensino híbrido. Tecnologias digitais.
Downloads
Referências
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Orgs.). Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015b. p. 47-65.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.
BOLL, C. Inês; RAMOS, W. M.; REAL, L. C.. Aprendizagem móvel. In: MILL, D.l (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. P. 41-43.
CUNHA, R.; BIANCHETTI, L. Docência ubíqua. In: MILL, D.l (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 178-180.
DIAS-TRINDADE, S. Aprendizagem em rede. In: MILL, D. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 38-39.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LACERDA SANTOS, G. As Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão e o Interativismo Colaborativo. In: OLIVEIRA, G. P. (Org.). Pesquisa em Educação e Educação Matemática: Um olhar sobre a metodologia. Curitiba: Editora CRV, 2019, p. 109-132.
LACERDA SANTOS, G. Educação, Tecnologias e Inovação Pedagógica: em busca do Interativismo Colaborativo. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 30, n. 64, p. 226-240, 2021a. Disponível em: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p226-240 - Acesso em: 5 fev. 2023.
LACERDA SANTOS, G. Relações educativas mediadas por tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão: a pedagogia de projetos como estratégia de gestão de situações de inclusão digital. In: LACERDA SANTOS, G.; BELLUCCI, J. Informática e comunicação pedagógica: considerações sobre inovações em educação. Brasília: Viva Editora, 2021b, p. 19-43.
MATTAR, J. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
MILL, D. Flexibilidade pedagógica na cultura digital. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 259-263.
MILL, D.; CHAQUIME, L. P. Educação Híbrida como estratégia educacional. São Carlos, SP: Pixel, 2017.
MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Orgs.). Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.
MOREIRA, J. A.; MONTEIRO, A. Blended learning. In: MILL, D. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 86-89.
OLIVEIRA, A. A.; SILVA, Y. F. O. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educação em Questão, v. 60, n. 64, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28275 - Acesso em 15 nov. 2023.
OLIVEIRA, A. A.; SILVA, Y. F. O. Mediação pedagógica na aprendizagem invertida: uma revisão sistemática de um contexto pré-pandemia de Covid-19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. 1-26, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11883 - Acesso em: 17 mai. 2023.
SANTAELLA, L. Aprendizagem ubíqua. In: MILL, D.l (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 44-46.
SANTAELLA, L. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021.
TELES, L. Aprendizagem colaborativa on-line. In: MILL, D. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 34-37.
TEIXEIRA, D.; BARROS, D. M. V. Interação e interatividade. In: MILL, D. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 369-372.
VELOSO, B.; MILL, D.; MOREIRA, J. A.. Educação híbrida como tendência histórica: análise das realidades Brasileira e Portuguesa. Dialogia, São Paulo, n. 43, p. 1-20, e23864, jan./abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23864 - Acesso em: 30 mai. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.