Experiência com um Jogo de Tabuleiro Analógico Transposto para Digital na Plataforma Roll20 na Disciplina de Biologia Celular durante o Ensino Remoto
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2224Palavras-chave:
Célula adentro, Plataformas digitais, Roll20, Biologia celular, TransposiçãoResumo
A Biologia Celular, é um campo importante para compreender os seres vivos e os avanços biotecnológicos, frequentemente apresenta desafios no ensino-aprendizagem sobretudo devido à quantidade de conteúdos abstratos. Uma solução tem sido o uso de jogos educacionais, como o Célula Adentro, que busca tornar o aprendizado motivador. Este estudo discorre sobre a transposição do Célula Adentro no período da pandemia para a plataforma digital Roll20 e a vivência do jogar neste período. Essa transposição proporcionou uma relevante experiência para alunos do ensino superior. Os alunos relataram terem aprendido com a proposta, destacando a valiosa contribuição do jogo transposto para plataformas digitais no processo educacional. Além disso, o aspeto cooperativo do jogo promoveu socialização entre os alunos do primeiro período, o que se mostrou vital, especialmente porque muitos deles não se conheciam devido à pandemia. O acesso remoto ao jogo através da plataforma digital foi um fator importante, permitindo a continuidade de uma forma lúdica de aprendizado durante a interrupção das aulas presenciais. A satisfação dos alunos com o jogo foi notável, ressaltando a melhoria na aprendizagem, interação social e relevância do conteúdo. Em síntese, o uso de jogos educacionais, sejam analógicos ou digitais, oferece uma maneira envolvente para ensinar Biologia Celular, enriquecendo a experiência de aprendizado dos alunos. Este estudo também aponta para a viabilidade do Célula Adentro na plataforma digital como uma ferramenta valiosa para o ensino a distância.
Palavras-chave: Célula adentro. Plataformas digitais. Roll20. Transposição. Biologia celular.
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