GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v5i2.222Resumo
Embora haja muitos trabalhos acadêmicos e não acadêmicos sobre gestão e sobre educação a distância (EaD), a articulação entre os dois temas ainda se encontra como um campo aberto a novas descobertas e reflexões. O objetivo geral deste trabalho é verificar quais aspectos estão sendo abordados nas pesquisas em gestão da educação a distância. Como metodologia, utilizou-se a revisão integrativa. Os resultados apontam a existência de alguns modelos de gestão nos quais elementos administrativos são considerados assim como fatores pedagógicos, enquanto outros modelos tendem a ser mais pragmáticos. Ainda se podem identificar, como elementos relevantes da gestão da EaD, o planejamento e a institucionalização.
Palavras-chave: Gestão; Educação a distância; Revisão integrativa.
Distance Education Management, an Integrate Review
Abstract
Although there are many academics and non-academics works on management and on distance education (DE), the link between the two topics is still as a field open to new discoveries and reflections. The general objective of this work is to describe which aspects are being applied covered in the management of distance education researchs. Integrative review was used as the methodology. The results indicate the existence of some management models in which in management elements are considered as being pedagogical factors, while others are more pragmatic. Planning and institutionalization can also be identify as relevant elements of DE management.
Keywords: Management; Distance education; Integrative review.
Downloads
Referências
Associação Brasileira de Educação a Distância. (2012). Disponível em http://www2.abed.org.br/faq.asp?Faq_ID=8
Araújo, E. M. de, Oliveira Neto, J. D. de, Cazarini, E. W., & Oliveira, S. R. M. (2013). A gestão da inovação na educação a distância. Gestão & Produção, 20(3), 639-651. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-530X2013000300010&script=sci_arttext
Botelho, L. L., Cunha, C. C. A., & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, 5(11).
De Vries, W., & Ibarra C. E. (2004). La gestión de launiversidad, interrogantes y problemas en busca de respuestas. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 9(22), 575-584.
Duart, J. M., & Lupiáñez, F. (2005). Gestión y administración del e-learning en la universidad. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 2(1), 100-105.
Gil R., & Maríadel, C. (2008). La gestión educativa en la educación a distância. Boletín SUA y ED, 3.
Hong, X. (2011). On application of project management in distance education. In E-Business and E-Government (ICEE), International Conference on.
Levin, J. S. (2001). Is The Management of Distance Education Transforming Instruction in Colleges? The Quarterly Review of Distance Education, 2(2), 105-117.
Martín, M. L. P., Vásquez, A. C., & García, B. C. G. (2007). Premisas estratégicas para la gestión de la virtualidad de la enseñanza em las instituciones de educación superior. Apertura, 7(7), 8-20.
Martínez, V. G., Chirino, M. H., Santos C. F. M. M., & Echauri, A. M. F. (2009). La gestión en modalidades de programas a distância. Revista de Innovación Educativa, 11, 20-33.
Moore, M., & Kearsley, G. (2007). Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson.
Piña, A. A. (2009). Factors influencing the institutionalization of distance education in higher education. Quarterly Review of Distance Education, 9(4), 427-438.
Rumble, G. (2003). A gestão dos sistemas de ensino a distância. Brasília: Universidade de Brasília: UNESCO.
Silva, F. M. da, Carvalho, M. C. dos S. de, COSTA, C. F. da, & Rhoden, M. I. dos S. (2012). Aprendizagem organizacional a partir das práticas de educação a distância da Escola de Administração/UFRGS. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 18(3), 829-857. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112012000300010
Ursi, E. S. (2005). Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Dissertação de Mestrado: Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto/SP.
Zawacki-richter, O., Bäcker, E. M., & Vogt, S. (2009). Review of Distance Education Research (2000 to 2008): Analysis of Research Areas, Methods, and Authorship Patterns. International Review of Research in Open and Distance Learning, 10(6), 21?50.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.