GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Carolina Schmitt Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i2.222

Resumo

Embora haja muitos trabalhos acadêmicos e não acadêmicos sobre gestão e sobre educação a distância (EaD), a articulação entre os dois temas ainda se encontra como um campo aberto a novas descobertas e reflexões. O objetivo geral deste trabalho é verificar quais aspectos estão sendo abordados nas pesquisas em gestão da educação a distância. Como metodologia, utilizou-se a revisão integrativa. Os resultados apontam a existência de alguns modelos de gestão nos quais elementos administrativos são considerados assim como fatores pedagógicos, enquanto outros modelos tendem a ser mais pragmáticos. Ainda se podem identificar, como elementos relevantes da gestão da EaD, o planejamento e a institucionalização.

 

Palavras-chave: Gestão; Educação a distância; Revisão integrativa.

 

Distance Education Management, an Integrate Review


Abstract
Although there are many academics and non-academics works on management and on distance education (DE), the link between the two topics is still as a field open to new discoveries and reflections. The general objective of this work is to describe which aspects are being applied covered in the management of distance education researchs. Integrative review was used as the methodology. The results indicate the existence of some management models in which in management elements are considered as being pedagogical factors, while others are more pragmatic. Planning and institutionalization can also be identify as relevant elements of DE management.

 

Keywords: Management; Distance education; Integrative review.

 

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Biografia do Autor

Carolina Schmitt Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. É Administradora pela Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso e a dissertação em compartilhamento de conhecimento na Educação a Distância. Durante a graduação realizou atividades de monitoria, consultoria e pesquisa nas áreas de Recursos Humanos e Logística. Atualmente atua em projetos de Educação a Distância, avaliação de tecnologias educacional e realiza estágio docência em disciplinas de gestão do conhecimento para a graduação. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas - NEOGAP. Áreas de interesse em pesquisa: compartilhamento de conhecimento, educação a distância, gestão, tecnologia educacional.

Marina Keiko Nakayama, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluido em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Ministra as disciplinas de método cientifico em Engenharia e Gestão do COnhecimento, desenvolvimento humano e métodos qualitativos no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e ministra as disciplinas de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Engenharia e Gestão da Inovação no curso de Engenharia de Materiais. Pesquisa na área de gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas (foco em relações interpessoais)e segurança pública e tem como principal linha de pesquisa a questão da confiança no ambiente organizacional e de aprendizagem. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP (Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) e do grupo de Estudos em Segurança Pública.

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Publicado

2015-01-13

Como Citar

Nunes, C. S., & Nakayama, M. K. (2015). GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, UMA REVISÃO INTEGRATIVA. EaD Em Foco, 5(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i2.222

Edição

Seção

Artigos Originais

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