Construção de um Curso Online Conectivista: a Wikiversidade no Ensino da Saúde Auditiva
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2212Palavras-chave:
Wikimedia, Colaboração, MOOC, Saúde públicaResumo
Este relato de experiência aborda o desenvolvimento inicial de um Curso Online Aberto e Massivo Conectivista (cMOOC) intitulado "Introdução à Audiologia Básica" que explora as integrações potenciais entre as plataformas Wikiversidade e Wikipédia no uso de metodologias ativas na área de saúde auditiva. O cMOOC é um projeto-piloto organizado pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo em parceria com quatro Universidades de três diferentes regiões do Brasil (sul, sudeste e nordeste) e uma do Canadá (Universidade de Montreal), com apoio do Wiki Movimento Brasil. Trata-se de um relato descritivo e exploratório que visa avaliar a fase inicial de desenvolvimento do cMOOC "Introdução à Audiologia Básica" e examinar as estratégias e resultados da implementação de atividades educativas abertas e colaborativas na área da Audiologia. Serão apresentados o desenvolvimento dos princípios da teoria conectivista, a descrição detalhada do projeto-piloto do cMOOC, destacando as estratégias e resultados da implementação das atividades educativas e exemplos de como a Wikiversidade e a Wikipédia foram integradas como plataformas educacionais.
Palavras-chave:Saúde pública. Wikimedia. Colaboração. MOOC.
Downloads
Referências
BARRETT, D. J. MediaWiki: Wikipedia and beyond. 1. ed ed. [s.l.] O’Reilly Media, 2008.
BATES, T. MOOCs: getting to know you better. Distance Education, v. 35, n. 2, p. 145–148, 4 maio 2014.
BEMME, J.; MUNKE, M. Digitale Wissenschaftskommunikation im und mit dem Wikiversum. Erfahrungen aus der SLUB Dresden. 027.7 Zeitschrift für Bibliothekskultur / Journal for Library Culture, v. 9, n. 3, 21 jun. 2022.
CDC. Plain Language Materials & Resources. Disponível em: https://www.cdc.gov/healthliteracy/developmaterials/plainlanguage.html. Acesso em: 17 jan. 2023.
CLOW, D. MOOCs and the funnel of participation. Proceedings of the Third International Conference on Learning Analytics and Knowledge. Anais... Em: LAK ’13: THIRD CONFERENCE ON LEARNING ANALYTICS AND KNOWLEDGE. Leuven Belgium: ACM, 8 abr. 2013. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2460296.2460332. Acesso em: 19 jan. 2023.
DAVIS, A. et al. Aging and Hearing Health: The Life-course Approach. The Gerontologist, v. 56, n. Suppl_2, p. S256–S267, 1 abr. 2016.
DIEB, D. A. A.; PESCHANSKI, J. A.; PAIXÃO, F. J. D. O uso da Wikiversidade no ensino do jornalismo científico: abertura, colaboração e conectivismo. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 14, n. 1, p. e24935–e24935, 4 jan. 2021.
FAHRENKROG, G. Mit dem fOERder-Award 2016 auf dem Weg zur Wikiversity MOOC Extension. OERinfo – Informationsstelle OER, 8 mar. 2017. Disponível em: https://open-educational-resources.de/mit-foerder-award-zur-wikiversity-mooc-extension/. Acesso em: 31 jan. 2024.
FONTANA, M. V. L.; LEFFA, V. J. MOOCS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS: UM ESTUDO EM CALL DESDE UMA PERSPECTIVA CONECTIVISTA. Alfa: Revista de Linguística. São José do Rio Preto, v. 62, n. 1, p. 75–89, mar. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 84ª edição. São Paulo: Editora Paz & Terra, 2019.
JACOB, L. C. B.; CARDOSO, M. J. F.; PESCHANSKI, J. A. Produção colaborativa em ambientes digitais: O uso da ferramenta Wiki para a promoção do letramento digital e da comunicação em saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. e023085, 19 set. 2023.
LÉVY, P. Cibercultura. 3ª Edição. São Paulo: Editora 34, 1999.
MATSAKIS, L. Google Gives Wikimedia Millions—Plus Machine Learning Tools. Wired, 22 jan. 2019.
MONTILHA, A. A. P. et al. The Promotion of Hearing Health through Wikipedia Campaigns: Article Quality and Reach Assessment. Healthcare, v. 11, n. 11, p. 1572, 27 maio 2023.
MORATA, T. et al. Exploratory study: Health promotion through Wikipedia outreach and educational activities. [s.l.] In Research Square, 14 nov. 2023. Disponível em: https://www.researchsquare.com/article/rs-3568640/v1. Acesso em: 31 jan. 2024.
PICKHARDT, R. Comparison of open educational resources services to host your MOOC – Data Science, Data Analytics and Machine Learning Consulting in Koblenz Germany. 25 jul. 2013. Disponível em: https://www.rene-pickhardt.de/index.html%3Fp=1701.html. Acesso em: 31 jan. 2024.
PICKHARDT, R.; SCHLICHT, S.; STAAB, S. Simply create a MOOC on Wikiversity. , 4 nov. 2014. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:2014MoocOnWikiversity.pdf. Acesso em: 9 dez. 2022.
PONTES, T. B.; ARTHAUD, D. D. B. Metodologias Ágeis para o Desenvolvimento de Softwares. Ciência e Sustentabilidade, v. 4, n. 2, p. 173–213, 14 mar. 2019.
Projeto Saúde Auditiva - Wikiversidade. Disponível em: https://pt.wikiversity.org/wiki/Projeto_Sa%C3%BAde_Auditiva. Acesso em: 31 jan. 2024.
SIEMENS, G. Learning development cycle: Bridging learning design and modern knowledge needs. eLearnspace, 11 jul. 2005.
SOARES, M. D. S. Metodologias Ágeis Extreme Programming e Scrum para o Desenvolvimento de Software. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 3, n. 1, 30 jun. 2004.
UNESCO. The 2019 UNESCO Recommendation on Open Educational Resources (OER): supporting universal access to information through quality open learning materials - UNESCO Digital Library. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000383205.locale=en. Acesso em: 31 jan. 2024.
WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikimedia project at a glance. Disponível em: https://stats.wikimedia.org/EN/SummaryEN.htm. Acesso em: 31 jan. 2024.
WIKIVERSIDADE. Introdução à Audiologia Básica - Wikiversidade. Disponível em: https://w.wiki/6Jat. Acesso em: 31 jan. 2024.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. World report on hearing. Geneva: World Health Organization, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.