Construção de um Curso Online Conectivista: a Wikiversidade no Ensino da Saúde Auditiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2212

Palavras-chave:

Wikimedia, Colaboração, MOOC, Saúde pública

Resumo

Este relato de experiência aborda o desenvolvimento inicial de um Curso Online Aberto e Massivo Conectivista (cMOOC) intitulado "Introdução à Audiologia Básica" que explora as integrações potenciais entre as plataformas Wikiversidade e Wikipédia no uso de metodologias ativas na área de saúde auditiva. O cMOOC é um projeto-piloto organizado pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo em parceria com quatro Universidades de três diferentes regiões do Brasil (sul, sudeste e nordeste) e uma do Canadá (Universidade de Montreal), com apoio do Wiki Movimento Brasil. Trata-se de um relato descritivo e exploratório que visa avaliar a fase inicial de desenvolvimento do cMOOC "Introdução à Audiologia Básica" e examinar as estratégias e resultados da implementação de atividades educativas abertas e colaborativas na área da Audiologia. Serão apresentados o desenvolvimento dos princípios da teoria conectivista, a descrição detalhada do projeto-piloto do cMOOC, destacando as estratégias e resultados da implementação das atividades educativas e exemplos de como a Wikiversidade e a Wikipédia foram integradas como plataformas educacionais.

 

Palavras-chave:Saúde pública. Wikimedia. Colaboração. MOOC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETT, D. J. MediaWiki: Wikipedia and beyond. 1. ed ed. [s.l.] O’Reilly Media, 2008.

BATES, T. MOOCs: getting to know you better. Distance Education, v. 35, n. 2, p. 145–148, 4 maio 2014.

BEMME, J.; MUNKE, M. Digitale Wissenschaftskommunikation im und mit dem Wikiversum. Erfahrungen aus der SLUB Dresden. 027.7 Zeitschrift für Bibliothekskultur / Journal for Library Culture, v. 9, n. 3, 21 jun. 2022.

CDC. Plain Language Materials & Resources. Disponível em: https://www.cdc.gov/healthliteracy/developmaterials/plainlanguage.html. Acesso em: 17 jan. 2023.

CLOW, D. MOOCs and the funnel of participation. Proceedings of the Third International Conference on Learning Analytics and Knowledge. Anais... Em: LAK ’13: THIRD CONFERENCE ON LEARNING ANALYTICS AND KNOWLEDGE. Leuven Belgium: ACM, 8 abr. 2013. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2460296.2460332. Acesso em: 19 jan. 2023.

DAVIS, A. et al. Aging and Hearing Health: The Life-course Approach. The Gerontologist, v. 56, n. Suppl_2, p. S256–S267, 1 abr. 2016.

DIEB, D. A. A.; PESCHANSKI, J. A.; PAIXÃO, F. J. D. O uso da Wikiversidade no ensino do jornalismo científico: abertura, colaboração e conectivismo. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 14, n. 1, p. e24935–e24935, 4 jan. 2021.

FAHRENKROG, G. Mit dem fOERder-Award 2016 auf dem Weg zur Wikiversity MOOC Extension. OERinfo – Informationsstelle OER, 8 mar. 2017. Disponível em: https://open-educational-resources.de/mit-foerder-award-zur-wikiversity-mooc-extension/. Acesso em: 31 jan. 2024.

FONTANA, M. V. L.; LEFFA, V. J. MOOCS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS: UM ESTUDO EM CALL DESDE UMA PERSPECTIVA CONECTIVISTA. Alfa: Revista de Linguística. São José do Rio Preto, v. 62, n. 1, p. 75–89, mar. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 84ª edição. São Paulo: Editora Paz & Terra, 2019.

JACOB, L. C. B.; CARDOSO, M. J. F.; PESCHANSKI, J. A. Produção colaborativa em ambientes digitais: O uso da ferramenta Wiki para a promoção do letramento digital e da comunicação em saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. e023085, 19 set. 2023.

LÉVY, P. Cibercultura. 3ª Edição. São Paulo: Editora 34, 1999.

MATSAKIS, L. Google Gives Wikimedia Millions—Plus Machine Learning Tools. Wired, 22 jan. 2019.

MONTILHA, A. A. P. et al. The Promotion of Hearing Health through Wikipedia Campaigns: Article Quality and Reach Assessment. Healthcare, v. 11, n. 11, p. 1572, 27 maio 2023.

MORATA, T. et al. Exploratory study: Health promotion through Wikipedia outreach and educational activities. [s.l.] In Research Square, 14 nov. 2023. Disponível em: https://www.researchsquare.com/article/rs-3568640/v1. Acesso em: 31 jan. 2024.

PICKHARDT, R. Comparison of open educational resources services to host your MOOC – Data Science, Data Analytics and Machine Learning Consulting in Koblenz Germany. 25 jul. 2013. Disponível em: https://www.rene-pickhardt.de/index.html%3Fp=1701.html. Acesso em: 31 jan. 2024.

PICKHARDT, R.; SCHLICHT, S.; STAAB, S. Simply create a MOOC on Wikiversity. , 4 nov. 2014. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:2014MoocOnWikiversity.pdf. Acesso em: 9 dez. 2022.

PONTES, T. B.; ARTHAUD, D. D. B. Metodologias Ágeis para o Desenvolvimento de Softwares. Ciência e Sustentabilidade, v. 4, n. 2, p. 173–213, 14 mar. 2019.

Projeto Saúde Auditiva - Wikiversidade. Disponível em: https://pt.wikiversity.org/wiki/Projeto_Sa%C3%BAde_Auditiva. Acesso em: 31 jan. 2024.

SIEMENS, G. Learning development cycle: Bridging learning design and modern knowledge needs. eLearnspace, 11 jul. 2005.

SOARES, M. D. S. Metodologias Ágeis Extreme Programming e Scrum para o Desenvolvimento de Software. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 3, n. 1, 30 jun. 2004.

UNESCO. The 2019 UNESCO Recommendation on Open Educational Resources (OER): supporting universal access to information through quality open learning materials - UNESCO Digital Library. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000383205.locale=en. Acesso em: 31 jan. 2024.

WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikimedia project at a glance. Disponível em: https://stats.wikimedia.org/EN/SummaryEN.htm. Acesso em: 31 jan. 2024.

WIKIVERSIDADE. Introdução à Audiologia Básica - Wikiversidade. Disponível em: https://w.wiki/6Jat. Acesso em: 31 jan. 2024.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. World report on hearing. Geneva: World Health Organization, 2021.

Downloads

Publicado

02-09-2024

Como Citar

Arrigo, A. J., Peschanski, J. A., Girardi Jr., L., Jurno, A. C., & Jacob, L. C. B. (2024). Construção de um Curso Online Conectivista: a Wikiversidade no Ensino da Saúde Auditiva . EaD Em Foco, 14(1), e2212. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2212

Edição

Seção

Estudos de Caso