Quebrando a Barreira Comunicacional em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Voltados a Aprendizes Surdos

Autores

Palavras-chave:

Design participativo, Interface, Semiologia, Acessibilidade, Requisitos

Resumo

O presente artigo visa contribuir com a promoção da acessibilidade e da usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para surdos por meio da identificação dos requisitos de interface que respeitem e integrem a cultura surda. Para isso, foram realizados 3 (três) grupos focais, compostos por jovens surdos do curso de Letras-Libras, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. Coube, a esses estudantes, a elaboração do desenho da interface das principais telas de um ambiente virtual de aprendizagem para surdos, por meio de oficinas de Design Participativo. Os desenhos resultantes desse processo passaram por procedimentos de análise semiológica, com o objetivo de compreender os requisitos mais relevantes para um ambiente virtual de aprendizagem mais inclusivo. Ao final, 24 (vinte e quatro) requisitos foram categorizados. As categorias foram inferidas com base na relação entre os elementos dos desenhos e os principais requisitos de um ambiente virtual. 

 

Palavras-Chave: Design Participativo. Semiologia. Acessibilidade. Requisitos. Interface. 

 

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Publicado

30-10-2024

Como Citar

Luz, H., Santos, G. F. dos, Irigon, S. L. de A., & Soares, R. L. (2024). Quebrando a Barreira Comunicacional em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Voltados a Aprendizes Surdos. EaD Em Foco, 14(1), e2184. Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2184

Edição

Seção

Estudos de Caso