Gestão Escolar e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Um Olhar para Além da Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2172Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Mídias digitais, Recursos tecnológicos, Formação continuada, Diretrizes Curriculares NacionaisResumo
Trata-se de pesquisa exploratória, por revisão bibliográfica, para levantar peculiaridades do emprego das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação sobre a gestão escolar no processo de ensino-aprendizagem, cujo objetivo é: 1) apontar os desafios encontrados pela comunidade escolar quanto ao uso e aplicação destas tecnologias; e 2) caracterizar as principais vantagens e desvantagens enfrentadas no processo de gestão sob a aplicação destas tecnologias. Os resultados apontam que gestores necessitam de constante atualização e capacitação quanto ao uso de recursos e ferramentas digitais para promoverem uma maior integração, dinamismo e eficiência à transmissão da informação e comunicação e, por sua vez, a melhoria de todo o processo de ensino-aprendizagem. Outrossim, deve haver uma articulação de gestores com toda a comunidade escolar e com os gestores educacionais de instâncias superiores. Quanto à prática pedagógica, no tocante à implementação e aplicação do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo educacional, deve estar bem definida e sob normas claras, em consonância à Base Nacional Comum Curricular, às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação e ao Projeto Político Pedagógico.
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