Gestão Escolar e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Um Olhar para Além da Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2172

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Mídias digitais, Recursos tecnológicos, Formação continuada, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

Trata-se de pesquisa exploratória, por revisão bibliográfica, para levantar peculiaridades do emprego das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação sobre a gestão escolar no processo de ensino-aprendizagem, cujo objetivo é: 1) apontar os desafios encontrados pela comunidade escolar quanto ao uso e aplicação destas tecnologias; e 2) caracterizar as principais vantagens e desvantagens enfrentadas no processo de gestão sob a aplicação destas tecnologias. Os resultados apontam que gestores necessitam de constante atualização e capacitação quanto ao uso de recursos e ferramentas digitais para promoverem uma maior integração, dinamismo e eficiência à transmissão da informação e comunicação e, por sua vez, a melhoria de todo o processo de ensino-aprendizagem. Outrossim, deve haver uma articulação de gestores com toda a comunidade escolar e com os gestores educacionais de instâncias superiores. Quanto à prática pedagógica, no tocante à implementação e aplicação do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo educacional, deve estar bem definida e sob normas claras, em consonância à Base Nacional Comum Curricular, às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação e ao Projeto Político Pedagógico.  

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Biografia do Autor

Julio Cesar Barreto da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Discente do Curso de Pós-Graduação de Informática na Educação do Instituto Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná. Dr. em Meio Ambiente (PPG-MA-UERJ). IFRO/Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação

Rosimeire Fernandes Ferreira Batista, Instituto Federal de Rondônia

Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Informática na Educação do Instituto Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná. Mestre em Assessoria de Administração (Instituto Politécnico do Porto, IPP, Portugal). Técnico-Administrativo do IFRO – Titular.

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Publicado

22-03-2024

Como Citar

Silva, J. C. B. da, & Batista, R. F. F. (2024). Gestão Escolar e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Um Olhar para Além da Sala de Aula. EaD Em Foco, 14(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2172

Edição

Seção

Artigos Originais