Proposta e Avaliação de um MOOC Híbrido para o Desenvolvimento da Escrita Científica
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2132Palavras-chave:
MOOC, ARCS, Escrita científica, Affect gridResumo
A produção textual é uma prática rotineira que exige clareza quanto aos aspectos que envolvem a sua elaboração. No entanto, tem-se percebido dificuldades por parte dos alunos durante a escrita científica, onde a maioria apresenta dúvidas quanto aos gêneros, procedimentos e convenções acadêmicas. A fim de minimizar este problema, neste artigo apresentamos o processo de desenvolvimento, aplicação e avaliação de um MOOC intitulado “Introdução à Pesquisa em Informática”, cuja elaboração baseou-se no modelo ADDIE, tendo sido avaliado nas turmas de Metodologia do Trabalho Científico e de Pesquisa em Computação de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação por meio de um estudo de caso. Para a avaliação, utilizou-se o modelo ARCS - que verifica a motivação dos alunos através dos níveis autorrelatados de Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação – e a técnica Affect Grid, que avalia os sentimentos hedônicos despertados durante o curso. Os resultados obtidos mostraram bons níveis de motivação dos alunos em relação ao MOOC e sentimentos hedônicos positivos, indicando uma boa experiência de uso do MOOC.
Palavras-chave: Escrita científica. MOOC. ARCS. Affect grid.
Downloads
Referências
ARAÚJO, J. et al. O QNP e as dificuldades de construção do objeto de pesquisa: uma experiência de aprendizagem mediada sobre o gênero projeto de pesquisa. Delta: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 33, n. 3, p. 729-757, set. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0102-445097873044367046.
ASSUNÇÃO, R. V. et al. Avaliação do League of Class: uma plataforma de gamificação estrutural inspirada em League of Legends. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 2021. p. 334-342.
BADALI, Mehdi et al. The role of motivation in MOOCs’ retention rates: a systematic literature review. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, v. 17, n. 1, fev. 2022. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/s41039-022-00181-3.
BASTIANI, E. et al. Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 85-99, set. 2020.
BORGES, G. R. et al.. A Influência da Felicidade, da Satisfação com a Vida, da Depressão e do Estresse sobre as Compras Hedônicas. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 9, n. 5, p. 977-997, 2016.
CASTRO, Mayleen Dorcas B.; TUMIBAY, Gilbert M.. A literature review: efficacy of online learning courses for higher education institution using meta-analysis. Education and Information Technologies, v. 26, p. 1367-1385, nov. 2019. http://dx.doi.org/10.1007/s10639-019-10027-z.]
CHANG, Yuh-Shihng et al. Applying Mobile Augmented Reality (AR) to Teach Interior Design Students in Layout Plans: evaluation of learning effectiveness based on the ARCS model of learning motivation theory. Sensors, v. 20, n. 1, p. 105, dez. 2019. http://dx.doi.org/10.3390/s20010105.
COSTA, Thainara M. da et al. Ensinando Pensamento Computacional para Alunas de Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Técnico através de um MOOC. Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, p. 347-358, abr. 2023. Sociedade Brasileira de Computação. http://dx.doi.org/10.5753/educomp.2023.228361.
FERNÁNDEZ, Dora Inés Chaverra et al. Revisión de investigaciones sobre escritura académica para la construcción de un centro de escritura. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, v. 27, n. 1, p. 224-247, fev. 2022. Universidad de Antioquia. http://dx.doi.org/10.17533/udea.ikala.v27n1a11.
FILATRO, A. Como preparar conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. 263 p.
GARCÍA-MAGARIÑO, Iván et al. Bodily sensation maps: exploring a new direction for detecting emotions from user self-reported data. International Journal of Human-Computer Studies, v. 113, p. 32-47, maio 2018. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijhcs.2018.01.010.
GUIMARÃES, M. B. H. A Biblioteca escolar e a pesquisa nos cursos de Ensino Médio Profissionalizantes do IF Goiano. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal Goiano Campus Ceres, Ceres, 2022.
KENSKI, V. M. Design instrucional para cursos on-line. Editora SENAC São Paulo, 2015.
LEDO, C.B.; KRONBAUER, A H. Avaliação dos Sentimentos Hedônicos com a Utilização de Práticas Pedagógicas. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), out. 2019. http://dx.doi.org/10.5753/ihc.2019.8411.
LEDO, C.B.; KRONBAUER, A H. AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES COM METODOLOGIAS ATIVAS. Seminário Estudantil de Produção Acadêmica, v. 18, 2020.
LI, K; KELLER, J. M.. Use of the ARCS model in education: a literature review. Computers & Education, v. 122, p. 54-62, jul. 2018. http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2018.03.019.
LIKERT, R. A Technique for The Measurement of Attitudes. Arquives of Psychology, 1932.
LOTTHAMMER, K. S. et al. A importância do desenho instrucional para o sucesso de cursos online: uma revisão sistemática. Revista EDAPECI, v. 18, n. 2, p. 7-23, 14 ago. 2018. Revista EDAPECI. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.29349.7-23.
MARQUIORI, V. S. Pensamento computacional na compreensão de problemas do cotidiano feminino para o letramento em programação. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.
MCAULEY, A. et al. The MOOC model for digital practice. 2010.
MOLAEE, Z.; DORTAJ, F.. Improving L2 Learning: an arcs instructional-motivational approach. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 171, p. 1214-1222, jan. 2015. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.234.
NOGUEIRA, T.; S. NETO, R. N. de A. Emotional Impact on the User Experience in the Virtual Learning Environment. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017), [S.L.], p. 905-914, 27 out. 2017. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.905.
OLIVEIRA, A. B. et al. A Escrita Acadêmica no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Trabalho & Educação, v. 31, n. 2, p. 163-182, nov. 2022. Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa. http://dx.doi.org/10.35699/2238-037x.2022.40674.
RIGO, Rosa Maria et al. Escrita acadêmica: fragilidades, potencialidades e articulações possíveis. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 23, n. 3, p. 489, out. 2018. Revista de Educação da PUC-Campinas. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a3952.
RUSSELL, J. A. et al. Affect Grid: a single-item scale of pleasure and arousal. Journal of Personality and Social Psychology, v. 57, n. 3, p. 493-502, set. 1989. American Psychological Association (APA). http://dx.doi.org/10.1037/0022-3514.57.3.493.
SANTANA, B. L. et al. Motivação de Estudantes Non-Majors em uma Disciplina de Programação. Anais do Workshop Sobre Educação em Computação (WEI), p. 2287-2296, 6 jul. 2017. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2017.3545.
SHAUGHNESSY, John J. et al. Métodos de investigación en Psicología. 7. ed. México: McGraw-Hill Interamericana, 2007.
SILVA JÚNIOR, João B. et al. Avaliando a experiência dos usuários com metodologias ativas nas aulas de Interação Humano-Computador. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), p. 1201-1210, 11 nov. 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1201.
SILVA, J.B. da. Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica. 120 f. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática - IFCE, Fortaleza, 2017.
SILVA, R. O. da. Proposta de autocapacitação para coordenadores de graduação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - IFAM, Manaus, 2019.
SILVA JÚNIOR, J. B. da. Uma Nova Abordagem para Auxiliar Avaliadores de User eXperience (UX). 158f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação). UNIFACS. 2019.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 5. ed. Bookman, 2015. 320 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.