Proposta e Avaliação de um MOOC Híbrido para o Desenvolvimento da Escrita Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2132

Palavras-chave:

MOOC, ARCS, Escrita científica, Affect grid

Resumo

 A produção textual é uma prática rotineira que exige clareza quanto aos aspectos que envolvem a sua elaboração. No entanto, tem-se percebido dificuldades por parte dos alunos durante a escrita científica, onde a maioria apresenta dúvidas quanto aos gêneros, procedimentos e convenções acadêmicas. A fim de minimizar este problema, neste artigo apresentamos o processo de desenvolvimento, aplicação e avaliação de um MOOC intitulado “Introdução à Pesquisa em Informática”, cuja elaboração baseou-se no modelo ADDIE, tendo sido avaliado nas turmas de Metodologia do Trabalho Científico e de Pesquisa em Computação de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação por meio de um estudo de caso. Para a avaliação, utilizou-se o modelo ARCS - que verifica a motivação dos alunos através dos níveis autorrelatados de Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação – e a técnica Affect Grid, que avalia os sentimentos hedônicos despertados durante o curso. Os resultados obtidos mostraram bons níveis de motivação dos alunos em relação ao MOOC e sentimentos hedônicos positivos, indicando uma boa experiência de uso do MOOC. 

 

Palavras-chave: Escrita científica. MOOC. ARCS. Affect grid.

 

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Publicado

16-04-2024

Como Citar

Alves, M. M., Lima, J. R., Santiago, C. P., Menezes, J. W., & Aquino, F. J. (2024). Proposta e Avaliação de um MOOC Híbrido para o Desenvolvimento da Escrita Científica. EaD Em Foco, 14(1), e2132. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2132

Edição

Seção

Artigos Originais